A Importância do Descanso Físico e Mental no Tratamento da dor Crônica
Nossa sociedade é ligada no 220 Volts. Vivemos uma vida de intensa correria e estresse e, ao mesmo tempo, somos bombardeados por diversas informações em todas as mídias sociais. Parece que estamos constantemente nos equilibrando numa corda bamba entre nossa vida pessoal, profissional, e os problemas que surgem de ambas, ao mesmo tempo que tentamos cuidar de nossa saúde física. Ou seja, estamos todos cansados!!!
Segundo a Dra. Amelie Falconi, Médica Especialista em Tratamento da Dor pela AMB e Docente da Pós Graduação de Medicina Intervencionista da Dor no Einstein e SinPain– “O descanso evita a exaustão física, emocional e mental. Ele é responsável por revigorar nossas energias. Não se trata de tirar férias para descansar, mas de uma programação, seja dentro do nosso horário de trabalho para a realização de pausas curtas durante o dia, ou mais longas, como nos fins de semana, feriados e férias, para que possamos descansar e relaxar. ”
São momentos em que devemos nos desligar de nossas atividades e dos desafios diários. Devemos aproveitar essas pausas programadas e realizar a imersão em ambientes, passatempos e atividades diferentes da rotina.
Podemos realizar tarefas simples como beber água, exercícios de respiração, olhar a paisagem pela janela ou escutar uma música, de maneira consciente e com atenção naquele momento, desligando-se da sua rotina diária.
“-Se não soubermos integrar o descanso e interromper a rotina do trabalho, ainda que por alguns minutos, com o passar do tempo, teremos mais dificuldade de concentração, dificuldade em discernir prioridades e de tomarmos melhores decisões sejam elas quais forem, além da dificuldade para manter a calma e o autodomínio. Precisamos colocar pausas, nem quer sejam de 5 minutos em nossa vida corrida, para que possamos viver com mais leveza – Alerta a Dra. Amelie Falconi.
O descanso físico é indispensável para trazer a recomposição e regeneração das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. A resposta do organismo à sua alimentação e aos exercícios vem durante o sono. O preparo para o sono é fundamental para termos um sono de qualidade, que nos proporcione isso.
Desligue a televisão e/ou o computador mais cedo, tenha um momento de relaxamento (lembre-se sobre a importância da higiene do sono) e comece a desligar-se para que você tenha um sono tranquilo.
-A minha mensagem como médica especialista em dores crônicas é: Vamos aproveitar este início de ano para relaxarmos e descansarmos, mas, sem esquecer de nos programar para equilibrarmos a nossa rotina durante o ano todo. Nós precisamos de descanso físico, emocional e mental para cuidarmos de nossas dores! Afinal, merecemos um tempo de qualidade!” – Finaliza a Dra. Amelie Falconi.
- Dra. Amelie Falconi possui formação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora
- Especialização em Anestesiologia MEC/ SBA
- É especialista em dor pela Santa Casa de São Paulo
- Tratamento Intervencionista da Dor
- Possui Título de área de atuação em dor pela AMB (Associação médica brasileira / que determina os títulos de especialista em dor)
- Fellow of International Pain Practice (FIPP) pela WIP (World Institute of Pain)
- Sócia Diretora da Clínica PROSPORT
- Professora /corresponsável da pós graduação de Tratamento Intervencionista da Dor no Einstein
- Professora da Pós Graduação de Dor do Einstein – RJ
Autora de diversos capítulos de livros sobre dor.
Instagram: @amelie.falconi_medicin
Twitter: falconiamelie
Atendimento online e presencial -Juiz de Fora