Censo de Diversidade & Inclusão mostra valorização da mulher na RHI Magnesita
Após finalização da etapa de coleta de dados, comitê da empresa trabalhará na elaboração de planos de ação
A RHI Magnesita coloca a promoção da diversidade e inclusão como ferramenta essencial para o crescimento da empresa. Uma das iniciativas para a ativação dessa estratégia é o mapeamento do público interno. Em janeiro, a empresa finalizou a etapa de coleta de dados do seu primeiro Censo de Diversidade & Inclusão, que recebeu respostas de aproximadamente 30% dos colaboradores do Brasil e América do Sul. Um dos destaques preliminares foi a promoção da diversidade de gênero dentro da companhia.
Do total de respondentes, 88% percebem a valorização da pluralidade em termos de gênero na RHI Magnesita. Mulheres ocupam 52% dos cargos de liderança nas áreas de Pessoas, Comunicação e Projetos; 33% no Jurídico e Compliance; 33% no setor Financeiro; e 31% no setor de Pesquisa e Desenvolvimento.
Foi constatada melhora do nível de escolaridade entre as colaboradoras, com base na comparação entre o momento de ingresso na companhia e o atual. Nesse recorte, houve avanço de 60% de titulações de pós-graduação; 60% de mestrado; e 15% de crescimento no número de colaboradoras com ensino superior. Os dados mostram que as mulheres percorrem uma trajetória de qualificação dentro da empresa.
Os resultados vão ao encontro do primeiro relatório da Women in Mining Brasil, fórum que atua pela valorização da mulher na mineração e do qual a RHI Magnesita é signatária. O levantamento, divulgado no segundo semestre de 2021, classificou a companhia com grau de maturidade “Avançado” no que diz respeito à Diversidade, Equidade e Inclusão. Em média, as empresas do setor minerário receberam a classificação “Em Evolução”, um estágio inferior.
Dentre vários indicadores, a RHI Magnesita pontuou 17% acima da média setorial no eixo “Estratégia de Oportunidade de Carreira”, com destaque para a existência de práticas, processos e políticas que valorizam a força de trabalho feminina.
Análise e Ações
O Censo de Diversidade permitirá à empresa conhecer de forma mais detalhada as origens, opções e visões de mundo dos colaboradores, detectar pontos sensíveis e fortalecer os processos bem avaliados. Do total de respostas, 86,5% vieram de funcionários das unidades brasileiras.
O Censo de Diversidade abordou as temáticas “Gênero”, “Gerações”, “Pessoas com Deficiência”, “Raça” e “LGBTI+”. Os dados estão sendo analisados pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da RHI Magnesita, responsável por criar um plano de ação para fortalecer, ao longo de 2022, a equidade e a pluralidade dentro da empresa.
Em um panorama geral, 82% dos respondentes se sentem muito respeitados e incluídos pela liderança; 77% se sentem muito respeitados e incluídos pela equipe da qual fazem parte; e 67% se sentem muito seguros e confortáveis em ser quem são no ambiente de trabalho.
“O Censo de Diversidade & Inclusão é uma das mais importantes iniciativas da RHI Magnesita para expandir e fortalecer a pluralidade e a equidade. Sabemos que avançamos em alguns pontos, mas temos a consciência de que há áreas a serem melhoradas. Esse caminho passa por mudanças culturais que exigem tempo, foco e determinação da liderança, bem como engajamento de todo o time de colaboradores”, explica Barbara Schmitz, gerente de comunicação da RHI Magnesita nas Américas e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da companhia.
No eixo “Gerações”, cabe notar que 80% dos participantes do censo percebem a valorização da diversidade relativa a essa característica. A média de idade dos colaboradores da RHI Magnesita na América do Sul é de 38 anos, ao passo que a média de idade das lideranças é de 43 anos.
No eixo “Raça/Etnia”, 53% dos respondentes se declararam pretos ou pardos, 46% brancos e 1% amarelos. Dos colaboradores que participaram do censo, 82% percebem que a companhia valoriza a diversidade em termos de raça e etnia.
O universo de dados do censo está sendo analisado de forma detalhada pelo Comitê de Diversidade e Inclusão. A empresa seguirá dando publicidade aos principais números e insights fornecidos por cada eixo temático, bem como aos planos de ação elaborados para fortalecer a inclusão e equidade em seu ambiente de trabalho.