Devidos ao grande volume de chamadas, Defesa Civil disponibiliza mais dois números e informa que os atendimentos seguem critérios de urgência

Devidos ao grande volume de chamadas, Defesa Civil disponibiliza mais dois números e informa que os atendimentos seguem critérios de urgência

Apesar da ausência de eventos climáticos prolongados nos últimos quatro dias, a Defesa Civil de Contagem informa que o município está entre as cidades mineiras em que foi necessário decretar, pelo governo estadual, Situação de Emergência.

Portanto, as circunstâncias pedem cautela e compreensão de todos os cidadãos. Segundo a subsecretária municipal de Proteção e Defesa Civil, Angela Gomes, estamos em uma fase de pós-desastres e reconfiguração de cenário. Esse estágio pressupõe uma série de ações que incluem desde gerenciamento de riscos, avaliação de danos até encaminhamentos para soluções.

“Logo, é importante salientar que a cobertura pelo poder público nem sempre será imediata, sobretudo, porque o número de atingidos foi muito grande. Infelizmente não temos uma equipe macro, mas contamos com o apoio de voluntários e vários setores da Prefeitura, num trabalho que tem sido realizado e pensado em conjunto/intersetorialmente com a supervisão do Comitê Gestor de Área Risco – CGAR”, esclareceu.

De acordo com dados da Defesa Civil de Contagem, o órgão atendeu, em 20 dias, 655 pedidos de vistorias. Isto equivale a 33% do total de vistorias realizadas no ano passado, no qual foram feitos 2.071 atendimentos. “Tivemos um evento climático muito sério entre o período do dia 8 ao dia 12/01, no qual houve uma grande precipitação e, por consequência,  um aumento exponencial da quantidade de solicitações”, informou o assessor técnico da Defesa Civil, Davi Salvador.

“Tal conjuntura levou ao limite da nossa capacidade de atendimento. Para se ter uma ideia da situação, temos pela frente mais de 400 vistorias no pós-desastre. Por conta dessa saturação, é importante orientar e explicar ao cidadão que a Defesa Civil irá até seu imóvel ou até a sua rua, mas no decorrer do tempo e conforme classificação de prioridade”, complementou.

De acordo com a subsecretária, além do 199 que está sobrecarregado, a Defesa Civil disponibiliza mais dois contatos telefônicos, que funcionam  24 horas: (31) 3198-8653 ou 3198-8678.  “Estamos trabalhando para atender de forma satisfatória, apesar dos desafios. A equipe foi dividida em três turnos, incluindo plantão. Todos estão em campo, contudo, precisamos eleger uma lista de urgências diante do volume de demandas. Além disso, neste momento, a prioridade é dar abrigo seguro, alimentação e garantia de vida. Entre desinterditar uma via e socorrer uma pessoa, sempre ficaremos com a segunda opção”, destacou.

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