Contagem amplia vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 6 anos
Contagem amplia a vacinação de crianças sem comorbidades. A partir desta segunda-feira (31/1) serão vacinadas crianças com 8 anos sem comorbidades. Na terça-feira (1/2), será a vez das crianças com 7 anos sem comorbidades. E a partir de quinta-feira (3/2) poderão vacinar as crianças com 6 anos sem comorbidades.
Na sexta-feira (28/1) mais 4.870 doses da vacina Pfizer pediátrica chegaram ao município, agilizando a vacinação contra a Covid-19 para crianças.
Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a ampliação dos grupos para a vacinação está acontecendo de acordo com a chegada das doses dos imunizantes. Ele ainda enfatizou que a melhor forma de prevenção é a imunização. “Sobre a vacinação infantil, nós temos utilizado uma estratégia para poder acelerar conforme as doses vão chegando, especialmente porque a gente entende que a vacina é o meio mais eficaz de prevenção. Além disso, tem o retorno das aulas e a gente sabe que as crianças têm um poder grande de transmissão. Então a volta às aulas é mais um fator que faz com que a gente acelere o processo de vacinação” , ressaltou o secretário.
Fabrício Simões destacou que o município está empenhado em buscar estratégias para acelerar o processo de vacinação e alcançar mais pessoas. E solicitou aos pais e responsáveis, que levem seus filhos para serem imunizados, devido à baixa adesão dos mesmos. “E a gente pede aos pais e as mães que se conscientizem e levem os filhos para vacinar. A vacina é segura, é efetiva e quanto mais pessoas são vacinadas, mais teremos um ambiente seguro, seja na sala de aula, seja no parque, seja no convívio de todos. A estratégia da Secretaria de Saúde é fazer mutirões para acelerar esse processo de vacinação”, destacou.
Com o propósito de aumentar o número de crianças imunizadas no município, a Secretaria de Saúde realizou a Campanha “Liga da Vacina”. A ação aconteceu no sábado (29/1) em Nova Contagem, das 8h às 14h, na Igreja Universal do Reino de Deus. E no domingo (30/1), no bairro Eldorado, no Parque Ecológico do Eldorado. O grupo-alvo vacinado foi crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente, indígenas e quilombolas, além de crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades.
A vacinação em Contagem ocorre das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira.
Documentos para a vacinação:
- Certidão de nascimento/Identidade da criança;
- carteira de Identidade dos pais ou responsáveis;
- cartão da vacina.
No caso das crianças, que os pais ou responsável legal não consiga acompanhar a vacinação, a imunização deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, por um maior de 18 anos. Clique e acesse o Termo de Consentimento.
Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para crianças:
- 31/1 – Segunda-feira: Crianças de 8 anos sem comorbidades
- 1/2 – Terça-feira: Crianças de 7 anos sem comorbidades
- 3/2 – Quinta-feira: Crianças de 6 anos sem comorbidades
Vale ressaltar que a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas, quilombolas e crianças de 11, 10 e 9 anos sem comorbidades, continuam normalmente.
Salas de vacina:
- Distrito Ressaca
UBS SÃO JOAQUIM – Rua Rubi, em frente ao nº 803 – São Joaquim
- Distrito Riacho
UBS SESC (dentro da unidade) – Rua Padre José Maria de Man,805 – Novo Riacho
- Distrito Vargem das Flores
UBS SÃO JUDAS TADEU I E III – Rua VL7, s/nº – Nova Contagem
- Distrito Petrolândia
UBS SAPUCAIAS – Rua Amazonita, 230 – Sapucaias
- Distrito Industrial
UBS AMAZONAS – Rua Marquês de Paraná, 111 – Amazonas
- Distrito Eldorado
UBS CSU ELDORADO – Rua Portugal, 50 – Eldorado
- Distrito Sede
UBS MARIA DA CONCEIÇÃO – Rua Pará de Minas, s/nº – Santa Edwiges
UBS BERNARDO MONTEIRO – Rua Wilson José de Souza Bicalho, 40 – Bernardo Monteiro
- Distrito Nacional
UBS AMENDOEIRAS – Rua Seis, 52 – Vale das Amendoeiras
Repórter Laura Oliveira