Prefeitura assina novo contrato para limpeza urbana e amplia canal de atendimento à população
Pensando em melhorar a prestação de serviço no que diz respeito à limpeza urbana, a Prefeitura de Contagem fechou, nesta terça-feira (1/3), novo contrato de coleta de lixo na cidade. O consórcio de empresas que assumiu a parceria por meio de licitação, já está atuando nas ruas do município, garantindo mais qualidade e eficiência no atendimento à população.
O projeto é focado em potencializar a sustentabilidade e traz inovações na prestação do serviço, com novas diretrizes para tratar os resíduos recicláveis. O consórcio “Contagem Limpa” vai assumir também a administração dos Ecopontos de Contagem, que serão reestruturados e passarão a contribuir para um melhoramento da coleta seletiva.
Outro benefício é que a cidade está recebendo quatro máquinas para executar a limpeza de fossas. Além disso, o programa de mobilização voltará a atuar, com equipes multidisciplinares, orientando e envolvendo a comunidade a respeito da forma correta de descartar os resíduos sólidos, cumprindo as regras previstas em lei desse procedimento, como o uso de sacos plásticos para o descarte do lixo e a separação de objetos cortantes, a fim de preservar a integridade física dos profissionais da coleta.
A subsecretária de Serviços Urbanos, Izabel Chiodi, estabeleceu os objetivos para este novo momento. “Estamos começando uma nova etapa na coleta de resíduos. A transição foi muito tranquila e apostamos que vamos sair da aprovação deste serviço, que hoje é de 90%, e passaremos para 100%. Esta é minha expectativa e será minha cobrança aos prestadores que estão chegando”, disse.
Vale lembrar que os horários e as datas das coletas não serão alteradas. Os trabalhadores que já estão atuando nas ruas receberam treinamento com foco na saúde ocupacional. Os caminhões também possuem sistema de rastreio, com monitoramento de velocidade.
Novo canal de atendimento
A Prefeitura informa, ainda, que está reformulando um canal de comunicação para receber as demandas da população, pelo qual os moradores poderão fazer sugestões e reclamações que vão aprimorar o serviço prestado. Este canal servirá também para que a comunidade solicite serviços de coleta e registrem denúncias de bota-foras. O número é 0800 283 1225. As administrações regionais seguem também como alternativa para que as pessoas façam suas solicitações de serviços à Prefeitura.
O coordenador do consórcio “Contagem Limpa”, Wagner Bonini, frisou que os trabalhos vão ser pautados pela sustentabilidade. O novo contrato vai trazer mais modernidade ao serviço de coleta e pretende desempenhar o papel educativo junto à população.
“Iniciamos as atividades com 100% dos nossos equipamentos e nosso pessoal. Integramos frotas novas. A Prefeitura nos pediu e vamos cumprir, ao longo desta parceria, que algumas modificações sejam feitas para melhorar a parte social e ambiental. Alguns ecopontos vão ser remanejados e o serviço de coleta, para melhor atender a população. O consórcio ‘Contagem Limpa’ e a Prefeitura se reunirão mensalmente para alinhar e melhorar o serviço constantemente”, destacou.
A reunião para a avaliação do primeiro dia de atividades e apresentação do planejamento geral de trabalho, ocorrida nesta terça-feira (1º/3), contou com a presença do secretário de Obras, Marcos Túlio de Melo; da subsecretária de Serviços Urbanos, Izabel Chiodi; do superintendente de Limpeza Urbana, Snuber Siaron Silva; dos diretores do Consórcio “Contagem Limpa”, Wagner Bonini, José Alex e Carlos Alvin, além do chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos–Semobs, Luiz Gustavo.
*Com informações de Lucas Costa