DA SERIE EU SUPER INDICO: E o músico do dia é Roberto Lani.
Formado na Universidade do Estado de Minas Gerais, Beto Lani é guitarrista, violonista e cantor há cerca de 20 anos. Dos 11 aos 15 anos estudou violão erudito e guitarra. Beto Lani leciona guitarra e violão desde os 15 anos, o que faz com que suas influências sejam bem variadas, apesar de estar ingressado no Rock.
Aos 17 anos, com sua primeira banda de Heavy Metal tradicional, ganhou um prêmio de melhor guitarrista num festival de bandas estudantil. Aos 20, montou sua primeira banda autoral, a Wisache, que ganhou notoriedade no movimento underground de Belo Horizonte.
Em 2003, a banda lançou o EP “Shout It”, e em 2007, “Polluted”. A Wisache tocou em vários festivais pelo país, além de ser a banda de abertura de atrações internacionais como Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row. Já sem Beto Lani o Wisache lançada o single “Desert”. Entre 2006 e 2008, foi guitarrista da banda de Heavy Metal tradicional Brave, que também participou de vários festivais, inclusive, abrindo para o Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden. Em 2009, ingressou na banda RockStation que se tornou referência no Circuito do Rock, que hoje é referência de casas de Rock em Belo Horizonte.
Em 2017, resolveu apostar em sua carreira solo, já que suas composições sempre se destacavam em suas bandas. Em 2018, convidou músicos renomados como o baterista Bruno Aguiar, seu antigo colega de banda, que hoje está na banda Velotrol e seu companheiro de banda Samuel Chacon, para o baixo e produção.
Em 2019 é lançado seu primeiro álbum solo, “Chaotic Frame of the Mind”, composto de doze faixas. Em 2020, com a chegada da pandemia, o guitarrista se dedicou aos laçamentos de novos singles, com diversas participações especiais. O single “Road to Madness”, primeiro desta leva, teve sua distribuição digital realizada pela Kaotic Records, comandada pelo próprio músico. Acompanhado dos músicos Samuel Chacon (baixo) e Bruno Souza (bateria), velhos companheiros da banda Rock Station, Beto Lani explicou que o processo de “Road to Madness” surgiu assim que a pandemia teve início: “Nós estávamos planejando alguns videos e lives para o Rock Station. Então eu dei a ideia para eles, mostrei a música, eles gostaram e aí gravamos. Queria destacar aqui o Noel Fernandes, que fez a mixagem e a masterização. Quando ele me mostrou, fiquei de queixo caído. Quanto ao tema, é esse momento mesmo que estamos passando, principalmente no Brasil, onde além da pandemia, temos que lidar com irresponsabilidade de políticos”.
REDES SOCIAIS
Site www.betolani.com
Facebook www.facebook.com/robertoleitemusico
Youtube www.youtube.com/betolani
Instagram www.instagram.com/beto_lani
Twitter www.twitter.com/beto_lani
PLATAFORMAS DIGITAIS Youtube https://bit.ly/3pJHL1R
Spotify
https://spoti.fi/3keimMv
Deezer https://bit.ly/3kbrGR6
Amazon https://amzn.to/37CWntH
Dando continuidade aos trabalhos, Beto Lani seguiu trabalhando em seu segundo álbum e lançou mais uma faixa inédita, intitulada “Redemption”, mais uma vez contando com Samuel Chacon (baixo) e Bruno Souza (bateria), além de mixagem e masterização a cargo de Noel Fernandes.
O terceiro single de 2020, “Without You Now”, foi inicialmente apresentado na quinta edição do Metal com Batata Stay Home Festival, e contou com a participação especial do baterista Beto Loureiro, da também mineira Drowned e do baixista Rodrigo Cordeiro, da banda Dolores Dolores.
Já em janeiro de 2021 é lançado o quarto single, “Heroes and Ghouls”, música presente no novo álbum “…About The Uncharted”, e que conta com a participação de Rodrigo Cordeiro no baixo (Dolores Dolores), Riccardo Linassi na bateria (Age Of Artemis, Dinnamarque e Medjay) e Pedro De LaRoque na guitarra solo.
No decorrer do ano foram lançados os singles “Get Out of the Show” e “Leave me Alone”, sendo que esta última “fala sobre a angústia da certeza da perda de um ente querido, mesmo sabendo que é o melhor para ele. É literalmente uma conversa entre as duas pessoas que se amam, uma pedindo para partir, e a outra tentando aceitar a partida”. Além disso, o músico lançou no Youtube uma versão colaborativa de “Sulfur”, do Slipknot, gravada especial para a última edição do festival Metal com Batata, com a participação de Mirella Jambo (vocal), Guilherme Costa (guitarra) e Samuel Chacon (baixo). O guitarrista também participou da música “White Rabbit”, presente em “Virtual Revolution”, álbum solo do baterista Ricardo Linassi, integrante das bandas Medjay, Dinnamarque e Age Of Artemis. Trata-se de um álbum composto por guitarristas convidados, onde cada músico cedeu uma composição inédita para fazer parte do CD, criando assim uma espécie de coletânea de guitarristas.
Após praticamente dois anos de intenso trabalho durante a pandemia, no final de outubro de 2021 é lançado “About The Uncharted”, o segundo álbum de sua carreira solo. O álbum conta com oito faixas, todas elas recheadas de participações especiais, como Beto Loureiro (Drowned); Riccardo Linassi (Medjay, Dinnamarque, The Ugly Truth), Rodrigo Cordeiro (Dolores Dolores), Raffa Cordeiro, Daniela Godoy e Pedro LaRoque. Contando com os sempre parceiros Bruno Souza (bateria) e Samuel Chacon (baixo), o guitarrista conta ainda com o talento do artista gráfico Caio Lourenço na confecção da capa, enquanto Noel Fernandes é o responsável pela mixagem e masterização do trabalho.