Artistas propõem travessias pela cidade histórica junto ao público na Ação Presencia da Mostra Tiradentes
Os grupos Dança Multiplex, com “Parquear Bando”, e Teatro Público, com “Naquele Bairro Encantado: Episódio II – Ensaio para uma serenata”, fazem intervenções urbanas percorrendo as ruas de Tiradentes. As artes cênicas marcam presença na Mostra até domingo (1º/05), com diversos trabalhos em apresentações gratuitas
O espaço público, ao ar livre, é o cenário da Ação Presencial da 25ª Mostra Tiradentes, realizada de 27 de abril a 1º de maio, em Tiradentes. Na cidade patrimonial e turística, diferentes linguagens artísticas encontram seu lugar e sua forma de se relacionar com o público. Há os trabalhos que se instalam na Praça de Convivência, no Largo das Fôrras, e atraem o público ao redor, como “Aquarela – show cênico com o Maria Cutia”, que será apresentado às 11h de domingo (1º/05), enquanto outros propõem travessias pela cidade. Além do tradicional Cortejo da Arte, que parte da Igreja do Rosário até o Largo das Fôrras no sábado (30/04), às 15h30, outras atrações vão surpreender a cidade.
Desacelerar o passo. As artistas da dança Margô Assis e Thembi Rosa, do Dança Multiplex, percorrem as ruas com a intervenção “Parquear Bando” a passos lentos, saindo da rua do Rosário e passando pela Rua Direita até a Praça de Convivência, no Largo das Fôrras, nesta sexta (29/04), às 17h. Com bambus de dois metros de comprimento equilibrados sobre suas cabeças, elas experimentam a desaceleração dos corpos. “Isso causa outro estado de atenção corporal e da relação com o olhar, pois precisamos expandir a visão para caminhar, e não conseguimos fazer isso rápido, então já provoca uma desaceleração e um estado mais contemplativo. Conseguimos perceber mais nosso próprio corpo, o espaço e nossa relação com os outros”, observa Thembi Rosa.
A cada cidade por onde passa, a intervenção se transforma de acordo com os espaços encontrados. O trabalho já teve apresentações marcantes nas agitadas Montevidéu, São Paulo e Salvador, por exemplo. Em Tiradentes, com sua atmosfera mais “bucólica”, e um bambuzal no caminho, Thembi prevê outro tipo de composição. E a população da cidade é convidada a testar os efeitos do caminhar com bambus em seus próprios corpos. “Vamos incorporar algumas pessoas do público, fazer um momento de prática. Levamos alguns bambus extras para as pessoas poderem experimentar e fazermos composições instantâneas”, conta a artista.
Para Thembi, a intervenção urbana promove um “distúrbio do tempo utilitário”, trazendo outra forma de ocupar a cidade. “Isso é uma atitude política muito importante”, observa.
Encerramento. A Ação Presencial da Mostra Tiradentes se despede da cidade com outra intervenção urbana, no domingo (1º/05), às 21h30, quando o grupo Teatro Público sai do Cine-Praça e percorre a rua Ministro Gabriel Passos até o Chafariz com o espetáculo “Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata”. Os artistas se misturam aos habitantes e outros transeuntes assumindo os personagens de velhos mascarados que oferecem canções às portas das casas, recuperando um repertório nostálgico de músicas populares.
Dessa maneira, as atrações artísticas da Ação Presencial da Mostra Tiradentes encontram públicos inesperados, chegando a moradores que não estão habituados a frequentar espaços culturais, e se incorporam à vida da cidade histórica mineira até o fim desta semana.
Confira a programação teatral da Mostra aqui.
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Serviço
25a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES _ Ação Presencial | 27 de abril a 01 de maio de 2022
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: CBMM, CEDRO MINERAÇÃO, ITAÚ, CSN, CIMENTO NACIONAL, COPASA, CEMIG|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CAFÉ 3 CORAÇÕES
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, SENAC, POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, ESPAÇO CULTURAL AIMORÉS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO – GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Foto: Universo Produção