47ª Missa do Trabalhador volta a ser celebrada em Contagem, no dia 1º de maio

47ª Missa do Trabalhador volta a ser celebrada em Contagem, no dia 1º de maio

47ª Missa do Trabalhador, no Dia de São José Operário1º de maio, volta a ser celebrada na Praça da Cemig, em Contagem, às 8 horas da manhã. A Celebração Eucarística será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, e concelebrada pelo vigário Episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), padre Dinamar Gomes Pinto, e pelos sacerdotes da Região.

Em sintonia com o Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, a 47ª Missa do Trabalhador é inspirada pelo tema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf.Lc. 24,32-33), que aponta a atitude missionária dos discípulos de Emaús, após encontro com Jesus Ressuscitado. A Celebração Eucarística, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas, convida os fiéis para, junto com suas famílias, rezarem e agradecerem pela intercessão de São José, protetor dos Trabalhadores, pelas graças alcançadas.

São José Operário: padroeiro dos trabalhadores

São José, o esposo de Maria, era carpinteiro, modelo e protetor dos trabalhadores. Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a comemoração de São José Operário para o mesmo dia em que é celebrada a data civil do Dia do Trabalhador para, assim, dignificar os frutos do esforço humano por meio do trabalho.

 

Tradição

Celebrada desde 1976, a Missa do Trabalhador, em honra a São José Operário reúne milhares de pessoas na Praça da Cemig. Apenas no período da pandemia, entre os anos de 2020 a 2022, a Celebração Eucarística deixou de ser celebrada em praça pública.

SERVIÇO:

Dia: *1º de maio (segunda-feira)*

Local: Praça da Cemig (Avenida Cardeal Eugenio Pacelli, bairro Cidade Industrial, Contagem).