76 veículos abandonados são recolhidos pela Transcon
Por Gabriela Freitas
A mobilidade, segurança e saúde pública no trânsito de Contagem melhorou no segundo semestre deste ano. Isso porque o número de veículos abandonados recolhidos mais que dobrou, comparado aos números dos últimos 4 anos. Já foram 76 veículos removidos desde agosto, gerando espaços mais seguros e funcionais para todos os meios de locomoção.
O aumento é resultado de uma série de fatores como: a atualização do decreto n° 940/2016 para o decreto municipal n° 966/2023, que melhor se adequa aos dias atuais; a liberação do pátio da Transcon para armazenamento dos veículos, que permite otimizar o tempo e os procedimentos; a participação da população, por meio dos canais oficiais, que ajudou a mapear a localização desses veículos; e a fiscalização feita pela própria Transcon.
A saúde pública ganha com esse aumento. Veículos abandonados podem ser foco de doenças, acidentes e prejudicial ao meio ambiente. A junção de calor e chuvas, que acontece em dezembro, por exemplo, pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso a importância de recolher esses carros que acumulam água parada, e podem se tornar foco para os mosquitos, colocando em risco a população.
Os recolhimentos são feitos nas oito regionais, de acordo com a prioridade e a ordem cronológica de chegada das denúncias.
Como solicitar a remoção?
O cidadão pode solicitar a remoção pelo formulário disponível no site da Transcon (https://www.transcon.contagem.mg.gov.br/contato) ou por meio de ligação para o número 118 (opção 1). O contato também pode ser feito por meio do serviço de atendimento das regionais.