Com a presença de super-heróis, 400 crianças foram vacinadas em Nova Contagem
Neste sábado (29/01), a Prefeitura de Contagem promoveu a Liga da Vacina no bairro Nova Contagem, na regional Vargem das Flores. Com mais de 80% da população vacinada com a primeira e segunda doses, e com a aplicação das doses de reforço em curso, a cidade tem promovido campanhas de conscientização para as crianças e adultos. Dessa vez, o público-alvo foi entre as pessoas de 8 a 11 anos. Junto à prefeita Marília Campos estiveram o vice-prefeito, Ricardo Faria, vereadores, deputados e lideranças.
Contando com a presença de super-heróis, a ação teve a presença dos personagens Hulk, Mulher-Maravilha, Chapolim, Homem-Aranha e Transformers, além do Zé e Maria Gotinha. A intenção foi promover a interação das crianças com os personagens e garantir que elas fossem vacinadas. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, cerca de 400 crianças foram vacinadas neste sábado.
De acordo com a prefeita Marília Campos, é preciso conscientizar crianças e adultos de que a vacina é o melhor combate à pandemia. “Estamos transformando a vacinação num momento de alegria e de incentivo à saúde. É por meio da vacina que combatemos esse vírus, que tanto tem causado problemas no Brasil e no mundo. Por isso, nosso apelo para que o pais e mães levem os seus filhos e filhos para vacinar”, destacou.
Marília salientou, ainda, que é necessário que os adultos não deixem de se vacinar: “Precisamos reforçar a vacinação, seja da primeira, segunda ou terceira doses. Estamos estimulando o público, com diálogo. Hoje trouxemos personagens de quadrinhos para que mais crianças venham e sejam imunizadas. Mas fazemos, também, um chamamento aos adultos. É imprescindível que consigamos vacinar cada vez mais pessoas e combater a pandemia”.
A prefeita ainda lembrou que os últimos dois anos foram bem complicados. “Hoje é um momento muito importante, pois estamos convidando toda a população, com filhos de 8 a 11 anos para vacinar contra covid-19. Vivemos momentos tristes. Muitas pessoas adoeceram, outras morreram. Em Contagem foram quase duas mil pessoas que nos deixaram”, recordou. “Atualmente vivemos num outro momento, onde o vírus se propaga mais rapidamente, mas, em função da vacina, os óbitos são menores e as consequências bem menos gravosas. Mas isso não faz de nós imunes e nem é uma gripezinha. Precisamos estar ao lado da ciência e da vida”, completou.
O secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, também enfatizou a importância da vacina: “Hoje estamos aqui, amanhã (30/1) estaremos no Eldorado, e estamos aqui para destacar a importância da vacinação e da necessidade de um ambiente seguro para todos e todas. Vacinando, não é apenas a pessoa que se protege, mas todos em seu entorno”.
A menina Maria Alice, de oito anos, moradora de Nova Contagem, relatou sua experiência. “Não doeu. Temos que tomar todas as doses, porque precisamos combater o coronavírus”, disse.
Já a moradora Danúbia Silva, que estava acompanhada dos filhos, salientou a importância da imunização. “Nunca tive dúvidas quanto à vacina. Ela salva. Já tomei as três doses e meus filhos estavam ansiosos para também tomar. Os trouxe aqui para que eles também sejam salvos. Não acreditem em fake news! Infelizmente temos visto muitas coisas, principalmente na internet, que deixam alguns pais apreensivos. Mas confiem na ciência. Meus filhos foram vacinados e quando for a hora, tomarão a segunda dose e quantas forem necessárias”, frisou.
Vacinação continua
Neste domingo, a partir das 9h, a vacinação infantil segue acontecendo, dessa vez no Parque Ecológico do Eldorado, na rua Paineiras, 753. A vacinação acontece até às 13h.
Repórter: João Cavalcanti – Foto: Luci Sallum / PMC