Conheça Contagem e sua gente: Juão Jubá
Sonhar é algo que o jovem, um contagense, faz diariamente. É o caso de Juão Jubá, cantor e compositor de 21 anos, nascido em Betim, mas criado desde sempre em Contagem, que tem na música uma paixão e um ideal.
João Vitor da Silva Faria adotou o nome artístico de Juão Jubá. Há cerca de sete anos lidando com a música, o artista explicou a origem do nome e a representatividade dele. “Jubá vem tanto do estilo do cabelo, como da palavra em iorubá, “mojubá”, que significa respeito, uma forma de demonstrar esse sentimento pelo outro. A adaptação do “João” para “Juão” foi meramente uma adaptação ao início do Jubá e ficou legal. É o nome artístico pelo qual me chamam e que levarei comigo daqui por diante”, disse.
Proveniente do sertanejo, o jovem artista, que se considera “contagense de coração”, lembrou que durante muito tempo formou dupla com o primo, Fernando. “Esse ritmo é o que minha família sempre apreciou e ainda aprecia. Desde os 14 anos estou na música, primeiro na igreja, depois tocando em bares, aniversários, casamentos, eventos em geral. Por seis anos fiz parte de uma dupla e, por mais que ela tenha terminado, cada um seguiu o seu caminho, admirando o trabalho um do outro e torcendo pelo sucesso mútuo”, descreveu. Em relação à cidade, Jubá descreve sua relação com Contagem como especial: “Para aqui eu vim desde muito cedo, me criei e tudo que aconteceu na minha vida se deu aqui”.
Atualmente, Juão Jubá divide seu tempo entre apresentações e aulas de violão e teoria musical. “Meu estilo hoje mudou em relação ao que fazia enquanto dupla, com mais ênfase à MPB, mas não esqueço das minhas raízes. Ao cantar aquilo que sempre fiz, sinto que me conecto a isso cada vez mais. Quando não estou me apresentando, dou aulas, tanto para crianças quanto para adultos. Música é arte e meu intuito é ensinar e trazer alegria para as pessoas.“Quero, por meio da música, trazer o que há de melhor à população. Música não tem idade, é para todos. Nas aulas, trago, além da técnica, o conhecimento sobre as raízes da música, o que chamam de etnomusicologia”, completou.
Filho de João Camilo de Faria e Juliana Maria da Silva Faria, Juão recordou que ambos, além de outros parentes, foram primordiais para o início de carreira. “O apoio familiar sempre existiu. Há cantores na família, a música me acompanha desde sempre, das reuniões familiar, impulsionada pelos gostos do nosso núcleo, seja o próprio sertanejo, sejam outras influências, o que me fez apaixonar por tudo de uma forma bem eclética. De Milionário & José Rico a Cartola. Tanto é que por mais que o foco do trabalho hoje esteja na MPB, a Música Popular Brasileira é a música que o povo gosta, acompanha e interage. Prova disso é que nas apresentações busco unir tudo isso, a fim de agradar aos presentes”.
Natal de Luz 2021
Contagem, em 2021, celebrou o Natal de Luz 2021 com muito brilho e música, com programação cultural diversificada e que valorizou os artistas da cidade nas oito regionais. Juão Jubá foi um dos artistas que esteve presente à festa. “Definindo em uma palavra, eu diria que esse evento, para mim, foi inesquecível, uma honra muito grande em participar de algo dessa magnitude, onde cresci, e criei, onde tenho raízes, amigos, família. Foi muito bom ver todos ali, vendo, apoiando e aplaudindo”.