Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura participam de bate-papo com o público em Contagem

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura participam de bate-papo com o público em Contagem
Escritor juiz-forense João Gabriel e o paraense Fábio Horácio-Castro
  estarão no Sesc Contagem para falarem sobre suas obras premiadas no concurso

Cumprindo sua missão de fomentar a cultura em diversas partes do estado, o Sesc em Minas promoverá um encontro literário especial em Contagem, na quarta-feira, dia 1° de junho. O Sesc Contagem receberá dois escritores vencedores do Prêmio Sesc de Literatura para um bate-papo com o público.

Os convidados são o juiz-forense João Gabriel e o paraense Fábio Horácio-Castro. Estudante de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora, João Gabriel ganhou o Prêmio Sesc de Literatura, em 2019, na categoria contos, com o livro “O doce e o amargo”.

Os contos reunidos na obra tratam de tabus com delicadeza. Os temas são universais: a morte e seus correlatos, em contraposição a um tênue amor. A qualidade literária pode ser observada em todas as frases, construídas de forma natural, mas criando poderosos efeitos. Os diálogos são ágeis e precisos. Há constantes reflexões percorrendo o texto, que nos atraem para o interior da narrativa e dos personagens, mantendo um tom ao mesmo tempo violento e suave.

Fábio Horácio-Castro, de 52 anos, é jornalista de formação e professor universitário. Ele venceu o Prêmio Sesc de Literatura na categoria romance com o livro “O réptil melancólico”. A trama conta uma realidade alternativa, em que o estado do Pará permaneceu colônia portuguesa até os anos 1960. Quando a Ditadura Militar, após negociar com Portugal, toma o controle da colônia paraense, alguns personagens são forçados a saírem de Belém e se exilarem em busca de segurança. O livro narra o retorno de Felipe para sua cidade após o longo período de exílio, levado por sua mãe, perseguida e torturada pelo regime militar brasileiro.

O evento é gratuito e os livros foram disponibilizados previamente no Sesc Contagem.

Sobre o Prêmio Sesc de Literatura

Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso contempla escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

Em 2022, Minas Gerais recebe três autores premiados (2019 e 2021) para circulação pelas Unidades em Poços de Caldas, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Contagem.

A circulação dos ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura pelo interior do Estado promove a literatura brasileira de duas formas: despertando o interesse pela leitura e provocando a descoberta de novos autores, incentivando inscrições no concurso para os próximos anos. O bate-papo entre autores e público ainda proporciona a troca de conhecimento e valorização da literatura brasileira. É possível saber mais detalhes aqui: /www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc

Serviço – Prêmio Sesc de Literatura no Sesc Contagem

Data: 1º/06

Horário: 16h

Local: Sesc Contagem (R. Padre José Maria de Man, 805 – Novo Riacho)

Autores Convidados: João Gabriel e Fábio Horácio-Castro

Mais informações: (31) 2108-4501