Aumento do diesel é extremamente prejudicial neste momento, diz economista
Os seguidos aumentos nos combustíveis, em especial o diesel, afeta e muito o potencial econômico do país. Para o economista Alessandro Azzoni, “o reajuste de quase 9% no diesel, pode impactar negativamente no índice IPCA de maio, que já ultrapassa a casa dos 12%. Além disso, o aumento impacta diretamente no preço dos alimentos e vai afetar ainda mais a cadeia produtiva que utiliza sistemas rodoviários e maquinário a diesel.”
Por conta dos seguidos reajustes, o presidente Jair Bolsonaro, exonerou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e colocou em seu lugar o ex-assessor especial do Ministério da Economia, Adolfo Sachisida. Decisão certeira, segundo Azzoni. Para ele, “os reajustes têm que ser previstos com a equipe econômica. Não podem andar desatrelados ao desenvolvimento econômico. Senão vamos ter ainda mais impactos e um colapso na economia.”
Perfil da Fonte: Alessandro Azzoni – advogado e economista, conselheiro deliberativo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), coordenador do Núcleo de Estudos Socioambientais da ACSP.