Contagem recebe Festa da Bandeira do Haiti no domingo (22/5)
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Contagem e visa universalizar o acesso dos migrantes e refugiados a serviços e programas, a articulação intersetorial, a promoção de direitos humanos e a participação popular.
Segundo os dados do Atlas Digital da Migração Internacional em Minas Gerais, Contagem tem a segunda maior concentração de migrantes, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. “Esse dado revela a necessidade de pensar estratégias para a melhorar o processo de acolhimento desse grupo populacional, promovendo o debate e interação da população migrante residente no município e a comunidade local”, apontou a coordenadora do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População Imigrante, Jéssica Souza.
Contagem recebeu pelo trabalho que vem sendo desenvolvido a certificação do Programa da Organização Internacional para as Migrações – OIM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS “Migracidades: aprimorando a governança migratória local no Brasil” em 2021.
Para criar a política pública para o município, foi instituído o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População Imigrante, por meio do decreto nº 096, de 13 de abril de 2021. Destaca-se a importância de estratégias de atuação junto ao grupo populacional para minimizar as violações vividas e garantir seus processos de direito.
O morador de Contagem e imigrante haitiano, Silencier Charles, é um dos participantes do evento. Segundo ele, é importante que a população participe. “O dia 18 é uma data importante para nós haitianos. Celebramos o Dia da Bandeira do Haiti, um marco no processo de independência da França. No dia teremos várias atividades esportivas e culturais, convido a todos a participarem!”.
Confira a programação completa:
8h30 – Abertura
9h – Jogo 1: Haitianos x Guarda Municipal
12h – Almoço
13h – Apresentação cultural
14h30 – Jogo 2: Haitianos x Seleção
16h – Encerramento/premiação