Senac promove live especial para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer
A atividade será realizada no dia 26 de maio, às 19 horas, no perfil do Senac Minas no Instagram
Em 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer, alimento popular no mundo todo, com suas mais diferentes versões. Criada na Alemanha, mas popularizada pelos Estados Unidos, essa deliciosa iguaria tem muita história para contar.
E para celebrar este prato tão saboroso, o Senac em Minas vai promover na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, às 19 horas, uma live especial no perfil do Senac Minas no Instagram, com a Chef Daniela Marques. Na atividade, a Docente do Curso de Cozinheiro do Senac vai dar dicas de como fazer um delicioso hambúrguer, desde as opções mais simples, até as versões gourmet. E vai preparar ao vivo esse prato que é uma verdadeira paixão nacional.
Conforme destaca Daniela, “o hambúrguer é um alimento democrático, que vai bem em todas as horas e é capaz de agradar a todos os públicos e bolsos. Desde aqueles que preferem versões mais simples, até mesmo que já aderiu a opções gourmet, passando pelos vegetarianos com saborosas preparações com grão de bico ou cogumelos, no lugar da carne”.
História do Hambúrguer
A origem do Hambúrguer remonta à antiga Mongólia, no período de Gengis Khan. Esse Imperador da Mongólia viveu no século XIII e dominou a Ásia, o Oriente Médio e a Europa Oriental. Seus exércitos eram formados por uma grande tropa que percorria todos esses territórios. Para se alimentar, transportavam a carne de caça entre a sela e o couro de seus cavalos. Como resultado, a carne se tornava uma pasta que era moldada em forma de esferas achatadas para ser consumida. Com a expansão, e o declínio do Império Mongol, essa forma de preparo foi difundida na Ásia e na Europa.
Já no século XVII, na cidade alemã de Hamburgo, um açougueiro experimentou em vez de amassar, moer a carne, adicionar temperos e modelar as peças em forma de bifes arredondados. Por ser saboroso e barato, o preparo fez grande sucesso na cidade, mesmo sendo inicialmente consumidos sem qualquer montagem especial. Não se sabe ao certo quando o pão foi incorporado ao prato.
O hambúrguer foi apresentado oficialmente ao público norte-americano em 1904, durante a Feira Mundial de Saint Louis, capital de Missouri (EUA). Possivelmente, a receita foi levada para a América do Norte por imigrantes alemães. E foram os norte-americanos que popularizaram a forma de preparo dessa iguaria conhecida e apreciada mundialmente.
Hambúrguer no Brasil
Foi o tenista norte-americano Robert Falkenburg que trouxe a receita para o Rio de Janeiro, em 1952. Ele fundou a primeira lanchonete de fast food brasileira, que utilizava a mesma metodologia de preparo já difundida nos Estados Unidos.
Desde então, diferentes versões, ingredientes e sabores foram acrescentados ao preparo do hambúrguer, que acabou se tornando uma paixão nacional. Atualmente, ele deixou de ser apenas uma opção de fast food. Ganhou preparações requintadas, mais saudáveis, insumos nobres, harmonizações e molhos criativos e já pode ser encontrado como prato principal em grandes restaurantes em todo o país.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Sugestão de Fonte: Daniela Marques – Docente do Curso de Cozinheiro do Senac