Contagem realiza 8ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e promove conscientização

Contagem realiza 8ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e promove conscientização

Centenas de pessoas – entre representantes dos movimentos negros, culturais, religiosos de matriz africana, a sociedade civil organizada, estudantes das unidades da Funec e da Rede Municipal de Ensino e professores – saíram em passeata pela avenida João Cesar de Oliveira, no último sábado (21/05), para reivindicar uma sociedade livre do racismo e o fim da intolerância religiosa, durante a 8ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo.

A concentração da marcha ocorreu na praça Paulo Pinheiro Chagas, no Eldorado, de onde os participantes, segurando faixas e cartazes que pediam o fim do racismo e o combate à intolerância religiosa, seguiram pela avenida João César de Oliveira até a praça da Glória, no Eldorado. No local, autoridades e representantes da sociedade reuniram-se para debater a importância da realização da marcha, bem como as ações que estão sendo feitas no município para combater e promover a igualdade racial.

O evento encerrou a Semana de Enfrentamento e Combate ao Racismo promovida pela Prefeitura de Contagem. A ação faz parte do Programa “Contagem na Década Afrodescendente: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, e foi instituída pela lei municipal 4.717/2015, que aprovou o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, celebrou a participação de todos e todas nas atividades da Semana de Enfrentamento e Combate ao Racismo. “Nessa manhã, encerramos uma semana cheia de atividades e ações importantes na nossa cidade. E hoje celebramos a diversidade, a busca de uma cidade sem racismo, sem intolerância religiosa. Estamos em peso nesse ato que é a favor da construção de uma cidade cada vez mais justa e democrática, diversa e humana”.

A presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir, Patrícia Pereira, destacou a importância de ações antirracistas em Contagem. “Hoje é um dia muito importante para nós, nessa cidade, junto com a sociedade civil, governo e com as escolas, construímos essa marcha, que já está na nossa cidade há oito anos. Em Contagem, 59,6% da população se auto declaram negros ou pardos. Diante desse cenário, é muito importante que façamos a marcha no dia de hoje, marchar por direitos, para mostrar nas ruas da nossa cidade, que é com políticas públicas, educação antirracista e ações que vamos mudar nossa sociedade”.

Para a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, é necessário ações cotidianas de enfrentamento ao racismo na nossa cidade “o respeito à diversidade é uma pauta prioritária na nossa cidade, e dia 21 é uma data histórica instituída no calendário municipal, um encontro bonito entre o conselho municipal, sociedade, escolas, e representantes do governo, juntos no combate ao racismo e a intolerância religiosa”.

O superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Pio, destacou a participação das escolas na 8ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo. “A marcha constitui um momento importante de diálogo e visibilidade para a importância do enfrentamento ao racismo no município de Contagem e, especificamente, para os estudantes um grande momento pedagógico, uma aula pública, para a sua formação cidadã e o engajamento na luta antirracista”, concluiu.

A marcha contou com a participação da equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência Política para a Promoção da Igualdade Racial, de membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir, dos tambores do Grupo Filhos de Zambi – da Comunidade dos Arturos e dos Tambores da Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II – Amonp.

Clique e confira a galeria de fotos.

Fotos: João Pedro Alcântara
Autor: Isabela Melo