Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de ações no município

Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de ações no município

No mês de enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Contagem realiza diversas ações de conscientização e sensibilização da população, com o intuito de alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de abuso, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas por crianças e adolescentes.

As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e pela Superintendência de Proteção à Criança e ao Adolescente, e envolvem todos os equipamentos e a rede socioassistencial do município  Durante as ações, palestras e teatros nas escolas, caminhadas e blitz, as equipes distribuíram panfletos informativos e dialogam com a população sobre a importância da campanha, que visa à proteção social das crianças e adolescentes, e quebrar o silêncio para a promoção da vida e segurança da sociedade.

A diretora de Proteção Especial de Média Complexidade, Ludmila Resende, destacou que as ações são fruto de um trabalho em rede e demandaram muito planejamento, esforço e compromisso. “As atividades marcam o dia 18 de maio, mas já estão acontecendo e acontecerão ao longo de todo o mês de maio. Parabéns pelo empenho de todos que ocuparam as ruas da nossa cidade para falar desse assunto que é tão importante para nós. Essas atividades só acontecem pelo envolvimento de todos, pois políticas públicas a gente constrói juntos”.

A professora da Escola Municipal Giovanini Chiodi, Silésia Silva, reforçou que o papel da escola é muito importante na discussão e conscientização sobre o tema do ‘Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. “Esse é um tema muito atual e é dentro da escola que essa dura realidade se reflete. Nós temos o papel de alertar as famílias e nossos alunos, pois muitas vezes se sentem culpados por terem sido abusados. Nosso papel é trabalhar na conscientização de que elas não são culpadas e sim vítimas, que a sociedade e órgãos competentes podem protegê-las. Ensinar a criança a dizer não e a conhecer seu corpo, sabendo o que pode e o que não pode”, reforçou.

A superintendente de Proteção à Criança e ao Adolescente, Célia Nahas, pontuou a importância de ressaltar que a violência sexual intrafamiliar, ou seja, a que acontece dentro de casa, não tem preferência de gênero ou de raça, mas apresenta uma predominância de vítimas mulheres e negras. “Não podemos ignorar o quão, profundamente, está enraizado na sociedade brasileira o pensamento de que meninas são consideradas objetos sexuais e ao dispor daqueles que se interessam por esse objeto. Sociedade essa onde é negada a possibilidade de construção do sujeito e negado o exercício da cidadania para essas crianças e adolescentes”.

Nahas também lembrou que o Brasil segue com uma taxa alta de meninas mães. “A média dos últimos três anos diz que cerca de 25 mil meninas se tornarão mães. Não podemos esquecer que uma gravidez não planejada, nessa faixa etária, impede o acesso às políticas de saúde, educação e assistência social”.

O Disque 100 é um serviço gratuito que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes  (18 de maio), instituído pela Lei nº 9.970, foi marcado por manifestações de cunho social, em Contagem, durante toda a semana. A Prefeitura, para chamar a atenção da sociedade quanto aos crimes de violação de direitos e exploração sexual infanto juvenil, promoveu ações remotas na cidade. Com o tema “Faça Bonito”, a campanha de conscientização tem como símbolo a flor amarela, que faz referência ao cuidado e proteção. Até o fim do mês de maio serão promovidas palestras, eventos e panfletagem em diversas ruas do município.

Confira abaixo o endereço e telefones dos conselhos tutelares:

Conselho Tutelar Eldorado

Endereço: rua Inglaterra – 856, Glória – (31) 3396-3572

E-mail: ct.eldorado@contagem.mg.gov.br

Conselho Tutelar Nacional

Endereço: rua Quintino Bocaiúva, 1036, Pedra Azul – (31) 3352-5614

E-mail: ct.nacional@contagem.mg.gov.br

Conselho Tutelar Vargem das Flores

Endereço: av. VP 01, 1356, Nova Contagem – (31) 3352-5476 / 3911-7032

E-mail: conselhotutelar.vflores@gmail.com

Conselho Tutelar Petrolândia

Endereço: rua Ipiranga, 08, Petrolândia – (31) 3352-5755

E-mail: ct.petrolandia@contagem.mg.gov.br

Conselho Tutelar Industrial

Endereço: rua Rodolfo Jacob 180, Industrial – (31) 3361-3413

E-mail: ct.industrial@contagem.mg.gov.br

Conselho Tutelar Sede

Endereço: av. João César de Oliveira, 6654, Beatriz/Sede – (31) 3398-7342 / 3398-7520

E-mail:ct.sede@contagem.mg.gov.br

Conselho Tutelar Ressaca

Endereço: rua Zarife de Oliveira Dias, 106, Novo Progresso – (31) 3352-5602

E-mail: ct.ressaca@gmail.com

Fotos: Luci Sallum
Autor: Flávia Nunes