Espaço do Conhecimento UFMG divulga programação de junho

Espaço do Conhecimento UFMG divulga programação de junho
O museu está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h

Em junho, a programação do Espaço do Conhecimento UFMG está repleta de atrações gratuitas ao público e o horário de visitação foi ampliado: o museu ficará aberto das 10h às 17h, de terça a domingo, e das 10h às 21h aos sábados. O Espaço promoverá, dentre as atividades programadas, sessões de exibição gratuita do documentário Inconfidências, no Planetário (às quartas e aos sábados, às 16h), além das observações noturnas e solares no Terraço Astronômico. O museu realizará, ainda, as oficinas Fases da Lua e Corpo-Território, lugar de memória. Todas as atividades seguirão os protocolos de segurança estabelecidos pelo Espaço do Conhecimento UFMG.

Sessões do PlanetárioTerça: 16h  –  Dois Pedacinhos de VidroQuarta: 16h – InconfidênciasQuinta: 16h – Da Terra ao UniversoSexta: 16h – Alvorecer da Era EspacialSábado: 13h – O Segredo do Foguete de Papelão  | 16h – Inconfidências | 18h –  Da Terra ao Universo |  20h – Dois Pedacinhos de VidroDomingo: 13h – O Segredo do Foguete de Papelão | 16h – Arqueoastronomia MaiaIngressos:O valor dos ingressos para as sessões do planetário é de R$10 (inteira) e R$5 (meia), na recepção do museu. Os ingressos são emitidos somente no dia da sessão e o pagamento é feito exclusivamente via cartão de débito.Todas as sessões do documentário Inconfidências são gratuitas, de acordo com a capacidade do Planetário, bastando retirar a senha na recepção.

Observações Noturnas e SolaresO  Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permitem que o público possa contemplar diferentes objetos no céu de Belo Horizonte. A atividade é gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção nos dias do evento. A cada 15 minutos, um grupo de dez pessoas tem acesso ao Terraço para a observação por meio dos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45. Serão distribuídas 70 senhas a partir das 17h30.A Observação Solar ocorre aos domingos, das 11h às 12h45. Serão distribuídas 70 senhas a partir das 10h.Público: Aberto ao público. Grupos reduzidos de dez pessoas a cada 15 minutos.

Oficina Fases da Lua – 11/06 (15h)No sábado, 11 de junho, às 15h, a oficina Fases da Lua vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses.A atividade convida os visitantes a usar modelos de papel, a luz do Sol e o próprio corpo para compreender os fenômenos celestes. Fases da Lua é indicada para pessoas maiores de oito anos e tem duração prevista de uma hora. Os interessados devem retirar senha gratuita na recepção do museu.Quando: 11 de junho, às 15hPúblico: crianças a partir de oito anos, adolescentes, jovens e adultos (até dez participantes e seguindo os protocolos de segurança estabelecidos).Entrada gratuita.

Corpo-Território, lugar de memória – 18/06 (15h)A oficina Corpo-Território, lugar de memória pretende discutir a noção de Corpo-Território, presente na exposição Mundos Indígenas. Para o povo Xakriabá, corpo e território não são separados, mas, ao contrário, são elos que formam e criam seus pensamentos. Nesse sentido, o território também diz respeito à memória e à tradição, de maneira coletiva. Na oficina, serão utilizados jogos teatrais que  buscam exercitar a concentração e a memória, além de conectar corpo e espacialidade. Os participantes também vivenciarão a conexão com o espaço que habitam. Ao final, em uma roda de conversa, será estimulado o debate sobre as percepções dos participantes sobre o corpo-território.Quando: 18 de junho, às 15hPúblico: 15 participantes (crianças, jovens e adultos)Onde: Sala de oficinas e exposição Mundos Indígenas do Espaço do Conhecimento UFMG.

Sábado com LibrasA Diversidade na História – 25/06 (14h)A atividade Diversidade na História terá como objetivo abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+, sendo algumas delas membros da comunidade surda. Durante a oficina, também serão abordados termos e expressões do universo LGBTQIA+ na Língua Brasileira de Sinais (Libras).Quando: 25 de junho, às 14hPúblico: 15 participantes, sendo público em geral a partir de nove anos, jovens e adultos. Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras.Onde: Sala de oficinas do Espaço do Conhecimento UFMG.

Lives Descobrindo o Céu (virtual)16 de junho, às 17h – Nosso Buraco NegroO tema desta live abordará uma recente descoberta de astrônomos que divulgaram o primeiro registro do buraco negro localizado no coração de nossa galáxia, a Via Lactea. O anúncio foi feito pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Obtida através do Event Horizon Telescope (EHT), a imagem é capaz de mostrar o gigante supermassivo que possui até quatro milhões de vezes a massa do nosso Sol.Onde: youtube.com/espacoufmg 30 de junho, às 17h – Dia do AsteróideDia do Asteroide é um evento de conscientização global sancionado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado anualmente no dia 30 de junho. A data tem como objetivo difundir informações sobre os asteroides e acelerar os esforços mundiais de detecção e rastreamento desses objetos, além de comunicar ao público o que pode ser feito para proteger a Terra e gerações futuras de um evento catastrófico.Onde: youtube.com/espacoufmg 

Serviço:Programação de junho no Espaço do Conhecimento UFMGTerça a domingo, das 10h às 17hSábados, das 10h às 21hOnde: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG

Fotos: Fernando Silva