Prefeitura realiza ações pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
O mês de junho marca as ações em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa que tem o objetivo de levar informação e orientação acerca das violências contra a pessoa idosa, bem como os canais de denúncia. Nesse sentido, a Prefeitura de Contagem realizou ações de mobilização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em todas as regiões da cidade, entre os dias 20 e 24 de junho. As atividades foram organizadas e coordenadas pelos Serviços de Proteção e Atendimento Especializados a Famílias e Indivíduos – Paefi e de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias – Pedif.
As ações, abertas ao público, consistiram em atividades acerca dos “mitos e verdades” da violência contra a pessoa idosa, das violações de direitos abarcadas no Estatuto do Idoso, fomentando espaços reflexivos de compreensão das violências, de como elas acontecem e quais são os canais de denúncia e de orientação. As turmas de idosos que frequentam as atividades do Programa Contagem na Maturidade, ofertado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos participaram das atividades.
A referência técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Idosos, Laura Melo, destacou a importância de levar informação sobre o tema. “Enquanto atuantes da rede socioassistencial, entendemos a importância de fazer com que a política pública chegue ao cidadão e com que ela cumpra a função de disseminadora de conhecimentos e de informações que impactam diretamente na vida em comunidade”.
Ela ressaltou ainda, que a ação de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa cumpre o papel de provocar espaços reflexivos e de construção do sentimento de cidadania e de plena possibilidade de exercício de direitos. Isso acontece na medida em que os usuários da política e a população em geral participam das atividades e se tornam multiplicadores das informações repassadas.
“Em todas as atividades, os idosos participaram, conversaram e compartilharam experiências. A potência da assistência social está justamente nessa articulação em rede e na participação ativa do usuário no combate aos riscos da própria comunidade em que está inserido”, completou.
As ações foram uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, com os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas de Contagem e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos.