EXPOSIÇÃO REFLEXOS DE UMA VIDA CHEGA AO MERCADO CENTRAL

EXPOSIÇÃO REFLEXOS DE UMA VIDA CHEGA AO MERCADO CENTRAL

Mostra fotográfica assinada por Daniel Márcio está em cartaz no Mercado Central de Contagem e pode ser vista até o dia 16 de janeiro. Entrada franca

 

Das rugas aos olhares. Dos penteados aos gestos. Dos adornos aos objetos afetivos. A exposição fotográfica “Reflexos de uma Vida”, do fotógrafo, videomaker e produtor cultural Daniel Márcio, propõe um mergulho na vida e na trajetória de seis mulheres distintas, todas elas na idade longeva e com um legado incalculável: um universo por vezes impalpável e inviabilizado. A mostra singular, inédita e provocativa, agora, pode ser vista no Mercado Central de Contagem (rua Humberto de Morô, 391, bairro Inconfidentes), de segunda a domingo, a partir das 7h. A entrada é franca.

 

“Levar a exposição para o Mercado Central é fazer com que a história destas seis mulheres chegue a mais e mais pessoas, inspirando, emocionando e comovendo o público”, aponta Daniel Márcio, que, entre novembro e dezembro de 2022, esteve com a mostra na Casa de Cultura Nair Mendes. “Exibir o meu trabalho no museu Nair Mendes foi a realização de um sonho, pois o imóvel é um dos mais icônicos de Contagem e já recebeu trabalhos de artistas geniais. Agora, no Mercado Central, é uma etapa diferente, pois convido os comerciantes e frequentadores do centro de compras a parar, mesmo que por alguns minutos, e apreciar a história de seis mulheres 60+”, revela o fotógrafo.

 

Entre as mulheres retratadas na exposição “Reflexos de uma Vida” está Áurea Maria de Jesus, que nasceu em Itanhomi e migrou para Contagem ainda na infância. Aos 7 anos, Áurea começou a trabalhar como babá e, desde então, dedicou todo o tempo a cuidar do lar dos patrões. Hoje, aos 74 anos, ela prefere gastar o tempo costurando, fazendo artesanato, conhecendo novos lugares e encontrando os netos. A mostra fotográfica ainda lança luz na história de Dona Helena Catarina Bitencourt, de 89 anos, e na de Maria Inês Lima Dias, de 65, entre outras grandes mulheres.

 

“A ideia desse ensaio veio depois que eu ouvi a frase ‘todos nós temos marcas em nossos rostos; elas nos mostram para onde vamos e quem somos, são nosso mapa nesta vida’, no filme ‘Extraordinário’. Daí, resolvi fotografar mulheres 60+, cuja trajetória de cada uma delas, às vezes, é invisível aos olhos”, explica o artista, que teve a exposição aprovada no Edital Movimenta Cultura. A exposição, a propósito, é viabilizada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

 

SERVIÇOExposição fotográfica “Reflexos de uma Vida”

Até 16/01/2023

Mercado Central de Contagem (rua Humberto Morô, 391, bairro Inconfidentes), em Contagem

De segunda a sábado, das 7h às 19h; aos domingos, das 7h às 13h

Entrada gratuita

FELIPE PEDROSA – JORNALISTA/ASSESSOR DE IMPRENSA
Jornalista especializado em cinema e assessoria de imprensa
Colunista/Blogueiro de Cultura no Trem Pra Fazer