Pesquisa inédita da UFMG avalia se estímulo musical melhora a atenção de crianças com e sem TDAH
Ouvir música ajuda ou atrapalha na concentração de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? Com o objetivo de responder à questão, a pesquisadora Camila Mendes, da Faculdade de Medicina da UFMG, desenvolveu seu estudo experimental sobre o efeito do estímulo musical na atenção de crianças e adolescentes com TDAH e com desenvolvimento típico.
Apesar de não encontrar efeito em relação à atenção, como era a pretensão principal, a pesquisa obteve achados relevantes para responder às dúvidas dos pais. Os participantes apresentaram menos erros na atividade em que foram avaliados quando estavam ouvindo música, bem como relataram preferir ter esse estímulo. “Eles erraram menos fazendo com música. Por isso a nossa percepção é de que, talvez, o efeito direto da música não seja especificamente na atenção. Talvez faça ficarem mais motivados a conseguir, mais empolgados e interessados em ir bem naquele ‘jogo’. Então acabam errando menos”, comenta a pesquisadora.
“Ou seja, incluir uma música favorita da criança, desde que sem a letra e com uma valência positiva, que ela goste, pode aumentar a motivação e diminuir a taxa de erros em suas atividades”, completa.
Os resultados foram apresentados como conclusão do seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina, tornando-se o primeiro estudo brasileiro que avalia especificamente o impacto na atenção e nesse grupo.