Bar Didático do Senac Belo Horizonte recebe formatura de educandos do Mano Down
Espaço receberá os participantes dos Cursos de Produção de Bolos e Produção de Bolos de Aniversário, ministrados pela docente Marina Paixão
No dia 18 de abril, terça-feira, às 14h30, o Bar Didático do Senac Belo Horizonte (novo endereço: Rua dos Goitacazes, 1159 – Barro Preto) será palco da formatura dos alunos dos cursos Produção de Bolos e Produção de Bolos de Aniversário, realizados em parceria pelo Senac, no projeto Talento Apoiado, do Instituto Mano Down. Na oportunidade, serão servidos para os participantes, docente e seus familiares os bolos preparados pelos estudantes.
Os cursos de Produção de Bolos e Produção de Bolos de Aniversário, foram realizados entre os dias 7 e 9 de março, e 14 e 16 de março, respectivamente e foram ministrados pela docente da Faculdade de Gastronomia do Senac, Marina Paixão. Ao todo, sete alunos foram beneficiados pela iniciativa que visa garantir a capacitação técnica de jovens e adultos com deficiência intelectual e seus familiares, atendidos pelo Instituto Mano Down.
De acordo com Ana Roberta da Cruz, Especialista Técnica de Relações Institucionais do Senac, “a educação profissional tem um papel fundamental para que a pessoa com deficiência ocupe seus espaços os quais já são seus por direito. A parceria com o Mano Down é um momento de aprendizado e crescimento para todos nós envolvidos com o projeto. Nosso foco vai além da formação profissional, buscamos ampliar as possiblidades para que cada aluno exerça todo seu talento.”
Leonardo Gontijo, fundador do Instituto Mano Down, destaca a relevância da parceria com o Senac para promover a inclusão por meio da educação empreendedora. “Tempos um orgulho imenso e uma enorme gratidão por essa parceria maravilhosa. A nossa missão é trocar a palavra exclusão por oportunidades e sozinhos não conseguiremos cumprir essa missão. Parceiros como o Senac, com essa capacidade, história e profissionalismo nos enchem de esperança e apontam novos rumos para conseguirmos impactar mais pessoas. Essa parceria faz a nova geração sonhar e a geração anterior, que já participa das atividades, tem a possibilidade e a perspectivas de gerar renda e emprego a curto prazo”.
Gontijo aponta também que a grande diversidade de cursos nos possibilita várias frentes e perspectivas. “Esperamos que essa parceria seja de longo prazo para podermos engajar mais pessoas e realizar mais sonhos, não só dos educandos, mas das pessoas em seu entorno”, afirma.
Preparando sonhos
Débora Matos Machado, de 25 anos, foi uma das participantes dos cursos. Ela comenta que “a experiência foi muito boa, o que eu mais gostei foi de fazer os recheios e os bolos. Também gostei muito da professora e das aulas”. Para Débora, cursos como estes são “importantes para aprender as técnicas e poder atuar com isso algum dia”. Debora planeja trabalhar fazendo bolos sob encomendas.
Poscynton Carvalho Fernandes, de 29 anos, também participou dos cursos e salienta que o que mais gostou “foi de fazer o Bolo de Chocolate e o Pão de Ló. Também gostei muito da professora”. Ele tem planos de vender bolos em casa e fazer o bolo do seu casamento.
Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.