Circuito Cultural UFMG recebe grupos de percussão das Apaes na Semana de Saúde Mental

Circuito Cultural UFMG recebe grupos de percussão das Apaes na Semana de Saúde Mental

Banda Boa, da Apae de Itabirito, se apresenta no projeto Quarta Doze e Trinta, dia 17, e a APAEtucada, de BH, no Ao Cair da Tarde, dia 18

Nesta semana, o Circuito Cultural UFMG se integra à programação da XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. Na quarta-feira, 17 de maio, às 12h30, o sambista Pirulito da Vila se apresenta com a Banda Boa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabirito-MG, no projeto Quarta Doze e Trinta, no campus Pampulha. No dia seguinte, quinta-feira, dia 18, é a vez da APAEtucada, grupo de percussão da Apae-BH colocar o público para dançar no Ao Cair da Tarde, às 17h30, também na Praça de Serviços. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG. As apresentações são gratuitas e abertas ao público externo.

 

A Banda Boa é formada por alunos da Escola Especial Irany Silva Salvador de Oliveira, da Apae de Itabirito, e foi fundada em 2009 pelo cantor e compositor Pirulito da Vila, que atua como professor voluntário de percussão na instituição. Pirulito, codinome de Gilmar de Jesus, já cantou ao lado de nomes como Arlindo Cruz, Bete Carvalho e Almir Guineto, e mantém o trabalho voluntário em paralelo com a atuação profissional. O objetivo da Banda Boa é inserir a música no dia a dia dos alunos por meio do ritmo. O trabalho do grupo impacta diretamente no comportamento, autoestima e interação dos integrantes. Além das apresentações em praças, eventos e escolas, os participantes da Banda Boa aprendem a construir e dar manutenção nos instrumentos.

 

O Bloco APAEtucada foi criado em 2006, dentro do projeto Banda da Diversidade, com o objetivo de unir os efeitos terapêuticos da música, da dança e do teatro às possibilidades de inserção social e participação comunitária dos usuários da Apae-BH e de todos aqueles que integram o Bloco. As atividades da APAEtucada são desenvolvidas na Oficina de Musicalização e Comunicação, espaço de lazer dos atendidos pela instituição e que tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários, por meio do reconhecimento do seu potencial e da aceitação e valorização da diversidade. A Bateria APAEtucada, é composta por jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, familiares e pessoas da comunidade e vai se apresentar completa, com 35 ritmistas, no Circuito Cultural UFMG, pela primeira vez após a pandemia.

 

XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

Com o tema Saúde Mental é democracia, a XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG ocorre de 15 a 19 de maio.

 

O evento é uma promoção da Rede de Saúde Mental da UFMG e conta com a colaboração e parceria de representantes de movimentos sociais, usuários dos serviços públicos de saúde mental, Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG e outras instâncias  internas e externas à comunidade acadêmica.

 

Com uma programação diversa, o evento convida o público a refletir coletivamente sobre transversalidade do tema, bem como a importância da promoção da agenda de luta e defesa da saúde mental em uma perspectiva de fortalecimento dos direitos humanos.

 

A XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG é realizada pela Comissão Permanente de Saúde Mental, Rede Saúde Mental, Universidade dos Direitos Humanos e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

 

Toda a programação é gratuita e está disponível no ufmg.br/semanasaudemental.

 

Serviço

Circuito Cultural especial XI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

 

Quarta Doze e Trinta

Pirulito da Vila e Banda Boa – Apae Itabirito

17 de maio, às 12h30, na Praça de Serviços, campus Pampulha.

 

Ao Cair da Tarde

Bateria APAEtucada – Apae – BH

18 de maio, às 17h30, na Praça de Serviços, campus Pampulha.

Apresentações gratuitas.