Exposições Zona íntima e Peixilins são atrações da Galeria
Wir Caetano e Salin de Sá são os destaques da mostra coletiva; obras podem ser visitadas até 6 de setembro
A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) retoma a programação do semestre nesta segunda-feira (21/8/23) com uma mostra coletiva. Até o dia 6 de setembro, ficam em cartaz “Zona íntima”, de Wir Caetano, e “Peixilins”, de Salin de Sá.
As exposições podem ser vistas de segunda a sexta, das 8 às 19 horas.
Galeria de Arte – Exposições Zona íntima e Peixilins
Data: De 21 de agosto até 6 de setembro
Horário: 8h às 19 horas
Entrada: gratuita
Local: Galeria de Arte da ALMG – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho
Zona íntima
A exposição de Wir Caetano reúne fotos em preto e branco que retratam detalhes do Bairro Pedreira, em João Monlevade (MG), onde o fotógrafo nasceu.
Ele apresenta a ideia de intimidade, traduzida de duas formas: a primeira diz respeito às pequenas dimensões das obras – um convite para que o público se aproxime para ver melhor as imagens.
A segunda está relacionada com a técnica usada pelo artista: cada foto é tirada com uma câmera profissional, e depois fotografada novamente e editada por meio de um celular.
Esse processamento, que envolve dispositivo se sobrepondo a dispositivo, visa gerar aproximação e intimidade com imagens que, no dia a dia, passam despercebidas pelos olhares menos atentos.
Wir Caetano
O artista é jornalista, fotógrafo, escritor e letrista de música. Publicou os livros de poemas Paixões e Atrofias (1982), Fragmentos de Poesia Toda (Coleção Leve um Livro, 2017) e Essa Substância Chamada Infinito (Clãdestina Cartonera, 2018, bilíngue). Em ficção, escreveu Morte Porca (Selo Zero, 2002).
Participou do grupo musical 4 por 4, com o qual gravou o videoclipe da música Junto de Nós, com o compositor baiano Zecrinha.
Peixilins
A partir de desenhos produzidos com a técnica de linha contínua, Salin de Sá cria pinturas que remetem a figuras de peixes, com cores fortes e vibrantes.
O artista inventa um universo próprio, levando o público a percorrer, com encantamento, os traços firmes desses seres estilizados.
No desenho de linha contínua o artista cria uma figura com apenas um traço, feito sem interrupções. É uma técnica visualmente simples, mas ao mesmo tempo desafiadora e intrigante.
Salin de Sá
Salin é músico, designer e arte-educador. O artista iniciou seu trabalho como músico e desenhista, na área de criação visual. Fez cursos de Etnomusicologia, com o Grupo Uakti, e de História das Artes, com Yara Tupinambá.
Legenda das fotos: Exposição Zona íntima, de Wir Caetano, na Galeria de Arte Arquivo ALMG – Foto: Wir Caetano
Exposição Peixilins, de Salin de Sá, na Galeira de ArteArquivo ALMG – Foto: Salin Sá