Projeto da UFMG abre inscrições para Encontro de EJA da Região Metropolitana de BH
As inscrições de trabalhos vão até 31 de agosto; evento será em novembro, em formato on-line
Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no I Encontro de EJA (Educação de Jovens Adultos) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Promovido pelo programa de extensão da UFMG extensão EJA como Direito Humano: Diversidades, Desigualdades e Justiça Social, o evento será realizado remotamente de 2 a 4 de novembro. Os interessados podem inscrever trabalhos, gratuitamente, até 31 de agosto, por meio de formulário eletrônico.
O encontro visa compartilhar práticas e pesquisas na área e promover a troca de experiências entre pessoas pesquisadoras, docentes da Educação Básica, estudantes de graduação, gestões públicas, movimentos sociais e populares. O objetivo é também levantar propostas que contribuam para o alcance de metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação (PME).
Atividades
Além de palestras, o encontro terá rodas de conversa distribuídas em 19 temáticas para a apresentação de trabalhos. A proposta é que os textos sejam debatidos e, após o evento, disponibilizados ao público em geral.
Será apresentada e discutida a produção acadêmica e popular acerca das diversidades, desigualdades e justiça social presentes na EJA. Também serão apresentadas produções que divulguem o conhecimento gerado em pesquisas e práticas pedagógicas vinculadas à extensão e às políticas públicas.
O comitê científico do encontro conta até o momento com a participação de 37 pesquisadores provenientes de diversos países como Portugal, Moçambique e Angola.
Outras informações podem ser encontradas na chamada do evento.
Eventos Futuros
Em 2024, o programa EJA como Direito Humano: Diversidades, Desigualdades e Justiça Social organizará, em abril, o II Encontro Mineiro sobre Educação de Jovens e Adultos.
Estão previstos também um seminário nacional, o I Seminário Digital Brasileiro de EJA, e um seminário internacional, o II Seminário Digital Lusófono de EJA, também no mês de novembro de 2024.