JORNADA MINEIRA DA SAÚDE Em Montes Claros, FMP destaca integração das ações na região
Com a presença de várias autoridades e lideranças de Montes Claros e região, a Frente Mineira de Prefeitos realizou a segunda etapa da Jornada Mineira de Saúde, na Macrorregional Norte (22/9)
Mais de 30 municípios participaram, entre prefeitos, vereadores, secretários de Saúde, gestores, médicos, consórcios regionais, enfermeiros, lideranças comunitárias, conselheiros de saúde e jornalistas.
Com ações da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, foi abordado o tema “Financiamento e Instrumentos de Planejamento do SUS”. Daniel Sucupira, presidente da FMP e Prefeito de Teófilo Otoni, destacou a importância da integração nas iniciativas municipais. “O maior desafio para a população é utilizar o sistema de saúde e ter o atendimento que merece. Diante desse quadro, a FMP, indica algumas alternativas, como o trabalho integrado, uma visão sistêmica, além da unificação de agendas”, salientou.
Para Dárcio Guedes Júnior, Diretor do Fundo Nacional de Saúde, trata-se de um trabalho de grande importância para os municípios. “É fundamental falar sobre as ferramentas disponíveis para auxiliar na área da saúde, isso leva segurança para os gestores”, reforçou.
Foi falado ainda sobre o novo pacto do governo federal para a saúde, oferecendo um significativo apoio para as regiões de Minas Gerais, principalmente quanto a melhorias do SUS.
No final do evento, foi elaborado um documento pela FMP para auxiliar nas sugestões e demandas dos gestores municipais, com os devidos encaminhamentos na área da saúde.
A jornada em Montes Claros também contou com a presença de Maflávia Ferreira, Superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais.
Foto: ASCOM FMP Welber Moreira