Setembro Verde: Hospital Risoleta da UFMG promove bate-papo sobre doação de órgãos e tecidos
Anualmente, o Risoleta abraça a campanha Setembro Verde, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, minimizar os mitos que envolvem o tema e mudar um triste cenário em nosso país: a imensa fila de pessoas à espera de um transplante. Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) mostram que, pela primeira vez desde 1998, a fila de espera por um órgão no Brasil passou de 50 mil pessoas, o que segundo especialistas é um impacto da pandemia de covid-19.
O Risoleta é uma unidade de captação de órgãos e tecidos (as cirurgias de transplantes não são realizadas no Hospital). O trabalho é conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que atua na identificação de possíveis doadores, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de paciente.
Entre janeiro de 2022 a junho de 2023, foi possível ajudar cerca de 80 pessoas com as doações de órgãos e tecidos captadas no Risoleta. Em função do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27/09), a CIHDOTT do Risoleta realizará um bate-papo com a presença de especialistas, familiares que doaram órgãos de um ente querido, transplantados, pessoas que aguardam na fila e interessados no tema.
Data: 27/09/2023 (quarta-feira), das 14h às 16h
Local: Auditório da Faculdade de Medicina/UFMG (Av. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia – BH/MG)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAwyJP5z9EQxg0ap2A1gOlApfxB1Zsl_T7 v6wMzcdFUIPEJQ/viewform?pli=1
Programação
14h: Boas-vindas – CIHDOTT do Risoleta
14h10: MG Transplantes
14h20: Banco de Tecido Ocular Humano
14h30: Coordenação da Organização de Procura de Órgãos Metropolitana 14h40: Intervalo
15h: Família doadora
15h10: Receptor de órgão
15h20: Paciente na fila de transplante 1
5h30: Bate-papo e tira dúvidas sobre doação de órgãos e tecidos
16h: Encerramento Saiba mais
Para aumentar o número de doadores é fundamental ampliar o acesso à informação sobre o tema. Para auxiliar nessa missão compartilhamos um vídeo gravado com Priscila Xavier, enfermeira integrante da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Risoleta, que respondeu dúvidas comuns sobre a doação de órgãos.