18º Festival Internacional de Corais em BH: Coral da Maturidade representará Contagem

18º Festival Internacional de Corais em BH: Coral da Maturidade representará Contagem

Dar vez e voz à pessoa idosa. Esse é um dos objetivos do coral Vozes da Maturidade que participou do 18º Festival Internacional de Corais 2023, realizado na Academia Mineira de Letras (AML), em Belo Horizonte, na sexta-feira (13/10). O coral é formado por 30 integrantes que participam do Programa “Contagem na Maturidade”, nas regiões de Vargem das Flores e Sede.

A maestrina do coral, Maria da Conceição Martins, destacou a alegria e o papel de dever cumprido na apresentação. “Participar e apresentar no Festival Internacional de Corais foi um momento de muita alegria e satisfação e superou a expectativa dos ensaios. Todos os participantes levaram muito a sério, desenvolvemos um trabalho de parceria, ajuda, confiança e, sobretudo, muito afeto”.

Para o pianista do coral, Douglas Alves Niso, a apresentação foi o reflexo de todo um trabalho em equipe. “Foi muito legal nossa apresentação e conseguimos entregar um lindo resultado, a partir de um processo desenvolvido semanalmente e requer dedicação de todos nós em conjunto”.

Francisca Magda Couto, integrante do coral Vozes da Maturidade, ressaltou a importância da participação e dedicação de toda equipe. “Eu me senti muito emocionada. Chamou a atenção a receptividade e alegria do público ao ver a gente se apresentando. Fizemos tudo que nós demos conta, assim como fazemos na nossa vida. Vamos sempre nos dedicar e melhorar para as próximas apresentações que virão, junto da nossa regente que sempre nos auxilia”.

Emocionado, Raimundo Nonato Fernandez, falou de sua trajetória na música e como esse projeto lhe traz bem-estar e diversas possibilidades. “Foi muito gratificante! Sou uma pessoa que ama o canto lírico desde criança e cantava nas escolas. Aqui eu abro meu coração para me dedicar e participar dessa arte do canto que me impulsiona a viver. Foi a primeira vez na minha vida que participei desse festival, que atendeu todas as nossas expectativas, e pudemos mostrar tudo que nos é ensinado. Aqui sou muito feliz”.

Vozes da Maturidade

O coral integra as atividades do Programa “Contagem na Maturidade”, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Os encontros ocorrem, semanalmente, às quartas e quintas-feiras, às 8h.

O principal objetivo é proporcionar à pessoa idosa expressar seus anseios e sentimentos pelo canto, permitindo realizar um processo de resgate dos saberes históricos, de memórias afetivas e recordações pelas músicas que fizeram parte de sua vivência.

Além das vozes que encantam o público a cada apresentação, uma característica importante do coral é a dramatização de algumas músicas que acontece, naturalmente, como proposta dos próprios coralistas sem a necessidade de curso de formação teatral ou vocal.

Festival

O Festival Internacional de Corais (FIC) é uma forma de socialização e afeto entre variadas manifestações da música e da cultura popular. O encontro anual traz sempre um tema específico. Este ano, o tema foi “Sonho”, segundo a organização do evento, um convite para todas as pessoas que acreditam na arte e na força do coletivo, para que elas nunca deixem de apostar nessa força.

O festival proporciona a cada edição apresentações gratuitas de vários corais, para um público superior a cem mil pessoas, em diversas cidades do Estado.  As apresentações acontecerão até o mês de dezembro, em cem diferentes espaços de cidades históricas mineiras. Para conferir a programação acesse o portal do festival, clicando aqui.

Autor:Isabela Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo