UFMG: nove das dez formações alcançaram conceito 5, uma recebeu conceito 4, e nenhuma registrou queda; curso de Administração sediado em BH apresentou o melhor desempenho do país

UFMG: nove das dez formações alcançaram conceito 5, uma recebeu conceito 4, e nenhuma registrou queda; curso de Administração sediado em BH apresentou o melhor desempenho do país

Dos dez cursos de graduação da UFMG avaliados em 2022 pelo Conceito Enade (índice que mensura o desempenho acadêmico nacional por meio de prova aplicada aos alunos concluintes), nove receberam o Conceito Enade 5 (máximo) e um obteve o Conceito Enade 4. Além disso, nenhum dos dez cursos avaliados registrou queda de desempenho. O curso de Administração do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros, que havia recebido o Conceito Enade 4 na última avaliação, subiu para o Conceito Enade 5.

Sete dos dez cursos da UFMG avaliados também registraram avanço no indicador Faixa contínuo, que apresenta o índice de três casas decimais que subjaz ao Conceito Enade. Outro destaque é o curso de Administração oferecido pela UFMG, no campus Pampulha, que obteve a maior nota do país entre as formações homólogas – no Brasil, mais de 1,8 mil ofertas são avaliadas pelo Enade. Também chamam atenção os desempenhos dos cursos de Turismo e de Ciências Econômicas da UFMG: ambos obtiveram a segunda maior nota do país.

Os cursos da UFMG avaliados na edição 2022 do Exame foram Administração (Belo Horizonte), Administração (Montes Claros), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Turismo.

No entendimento da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o Conceito Enade materializa uma das avaliações mais importantes do ensino superior brasileiro. “Ele reflete o desempenho do nosso concluinte, daquele estudante que está saindo da UFMG. É uma indicação bem concreta de que a formação oferecida pela nossa universidade é compatível com as exigências e com os desafios impostos pela nossa sociedade e pelo nosso tempo”, analisa a reitora, ao comentar os resultados.

A reitora também observa que os cursos da UFMG avaliados pelo Enade apresentam uma homogeneidade de desempenho: “São formações oferecidas em unidades distintas, uma delas em Montes Claros [o curso de Administração], mas todas primam por um desempenho de alto nível. A UFMG não tem ilhas de excelência, ela persegue a excelência nos seus mais variados cursos”.

Discussão propositiva

Os resultados foram anunciados na última terça-feira, 31, em evento realizado em Brasília pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que conduz o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Foi um evento não apenas para a apresentação e a discussão dos resultados da avaliação do ano passado, mas também para que avançássemos na discussão propositiva sobre qual deve ser o futuro da avaliação superior no Brasil, com um espaço para a escuta dos atores desse processo”, conta a professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional da UFMG. Ela participou do encontro, cuja gravação está disponível na plataforma YouTube.

Na reunião, especialistas em avaliação educacional expuseram análises segmentadas dos dados divulgados, e professores que integram comissões assessoras responsáveis pela elaboração das provas do Enade comentaram aspectos técnicos e pedagógicos relativos a suas respectivas áreas. Viviane Birchal lembra que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004, completará duas décadas no ano que vem, o que faz dessa efeméride uma oportunidade natural de revisão de processos. “No encontro, debatemos o que é possível aprimorar e as perspectivas e desafios. Há uma busca pela melhoria contínua desse sistema de avaliação”, demarca.

Agência reguladora

A apresentação dos resultados do Enade 2022 reuniu o ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente do Inep, Manuel Palacios, e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi. Em matéria publicada em seu site, o MEC traz outras informações – mais panorâmicas – sobre os resultados do Enade 2022, a exemplo dos dados socioeconômicos gerados pelo exame.

Entre outras informações, o texto destaca que, durante a coletiva de divulgação dos resultados, o ministro da Educação anunciou a criação de agência reguladora do ensino superior. Também foi informado que as licenciaturas passarão a ser avaliadas anualmente no Enade e que serão definidas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para essas formações.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia os cursos de graduação do Brasil em ciclos trienais: um grupo de cursos no “Ano I”, outro no “Ano II” e um terceiro conjunto no “Ano III” – essa ordem se repete no triênio seguinte. Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao “Ano III’ do ciclo. O Conceito Enade é um dos componentes do chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) juntamente com o Indicador de Diferença de Desempenho Enem-Enade (IDD), que ainda não foi divulgado. O CPC e o IDD devem ser anunciados em dezembro pelo Inep.

“É importante lembrar que a comparação entre o desempenho de um curso em diferentes edições do Enade não deve ser feita diretamente, sem ponderação. Entre outras questões, pode haver diferença na dificuldade das provas aplicadas, o que nos obriga a sempre fazer uma reflexão ponderada dos resultados”, adverte Viviane Birchal. Segundo ela, é importante uma análise e uma reflexão pela comunidade, especialmente pelos colegiados de cursos e por seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Nos próximos dias, os dados de cada curso serão divulgados pelo Inep por meio de relatórios hospedados neste site. Os relatórios de desempenho segmentados por área já estão disponíveis para consulta.

 

(Texto de Ewerton Martins Ribeiro)

Legenda da foto em destaque: Estudantes na entrada do prédio da Face, sede do melhor curso de administração e do segundo melhor curso de economia do país, segundo o Conceito EnadeFoca Lisboa | UFMG