Contagem inicia o uso do carro fumacê como mais uma medida de combate ao mosquito Aedes aegypti a partir de hoje segunda-feira (26/2)
Na última sexta-feira (23/2), o município registrou 10.433 casos notificados de dengue, 1.740 confirmados, nove óbitos em investigação e um confirmado.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Elane Lobo, esclarece que o fumacê elimina apenas os mosquitos adultos que estão no ambiente no momento da pulverização do inseticida. “A principal medida de prevenção e combate é a eliminação de criadouros que acumulam água parada propiciando a proliferação do mosquito da dengue. A população precisa continuar a limpeza de suas casas, dos ambientes de trabalho e acondicionando o lixo descartável de modo correto, eliminando assim possíveis criadouros e focos do Aedes”.
Cuidados necessários
O carro fumacê passará em dias alternados nos distritos, nos horários entre 6h às 9h e das 16h às 21h. Nesses horários, é recomendado os seguintes cuidados:
– Abrir portas e janelas das residências;
– Proteger animais domésticos e colmeias de abelhas;
– Cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação;
– Recolher roupas do varal;
– Após a aplicação lave frutas e verduras antes de consumi-las;
– Não deixe alimentos ou bebidas expostos durante a aplicação;
– Levante colchas das camas, cortinas, locais a casa que servem de abrigo para o mosquito, além de arredar armários e sofás.
– Não fique em cômodos fechados, procure um local arejado durante a aplicação do inseticida;
– Evite ficar próximo do veículo de UBV para não ter contato com o produto.
-Pessoas com problemas respiratórios, alérgicos, idosos e crianças devem ficar nos cômodos ao fundo da residência até 2 horas depois da ação.
Contagem contra a dengue
A Prefeitura está fazendo a parte dela no combate às arboviroses. Estão sendo intensificados os mutirões de limpeza, as visitas dos agentes de combate a endemias, notificações de limpeza de lotes vagos ou com edificações para a eliminação de criadouros do mosquito, ações de borrifação e controle vetorial do Aedes aegypti. É importante que a população também entre nessa luta contra a dengue e chikungunya.
O carro de som passará anteriormente avisando aos moradores o horário do fumacê no local.