CIDADÃOS DE CONTAGEM E DE BETIM VÃO APRENDER A PEDALAR COM O PROJETO GRATUITO DÊ UM ROLÊ
Oficinas “Aprendendo a Pedalar” e “Mecânica Básica para Bicicletas” serão ofertadas gratuitamente nos dias 9 e 10 de março
O principal projeto de mobilidade urbana e sustentabilidade da Move Cultura está de volta. Após uma primeira edição elogiada e movimentada, em fevereiro de 2024, logo depois do Carnaval, o Dê um Rolê, agora, ocupará, respectivamente, o Complexo Esportivo Ricardo Medioli (Betim) e o Parque Ecológico do Eldorado (Contagem), entre 9h e 12h, com as oficinas “Aprendendo a Pedalar” e “Mecânica Básica para Bicicletas”, nos dias 9 e 10 de março. Inscrições gratuitas pelo Sympla.
O Dê um Rolê, que nos últimos anos ensinou centenas de pessoas a andarem de bicicleta, tem a missão de incentivar o uso das “magrelas” como meio de locomoção nos centros urbanos e potencializar o esporte e o lazer, assim como promover ações que incentivem a sustentabilidade. Além da atividade “Aprendendo a Pedalar”, o projeto oferece a oficina “Mecânica Básica para Bicicletas”, dando mais autonomia para os ciclistas. Ao longo deste ano, o projeto contará ainda com ciclo expedições.
A novidade da temporada, de acordo com Rafael Aquino, diretor executivo da Move Cultura, está em levar as ações para um novo território. “Com a chegada do projeto em Betim, já que anteriormente ele acontecia apenas em Contagem, pretendemos influenciar positivamente no desenvolvimento da mobilidade por bicicleta, assim como fizemos no município sede do projeto. Desde fevereiro, sendo uma vez por mês, vamos encontrar a população e realizar ações diretas, ofertando oficinas para ensinar as pessoas a pedalar, formando assim novos ciclistas”, destaca o ciclista e empreendedor social, frisando que a experiência, entre 2019 e 2022, em Contagem foi positiva. “Sucesso de público e bastante comentada na cidade”, garante.
A oficina “Aprendendo a Pedalar”, além de ensinar o cidadão a andar de bike, oferece mentoria de segurança nas cidades, aborda os direitos e os deveres do ciclista e aponta os benefícios gerados pelo esporte, como a melhoria da condição de saúde e do bem-estar físico e mental. A metodologia utilizada pela Move Cultura é a mesma do renomado projeto Bike Anjo.
“É comum que as pessoas que procuram o Bike Anjo, às vezes, tenham algum tipo de trauma e de frustração, pois tentaram andar de bicicleta e não conseguiram. Elas, porém, têm muita vontade de aprender. Nos encontros, a gente tenta soltar, aos pouquinhos, esse medo para que o aluno consiga usar a bicicleta, que é prática, segura e divertida”, explica o instrutor Wagner Tironi. “A gente ensina desde o beabá de como funciona as pedaladas, a bicicleta, até questões de equilíbrio e atenção. Vamos criando pequenos passos”, completa ele.
O projeto “Dê um Rolê” conta com um time de instrutores extremamente qualificados e treinados para atender o público. A atividade tem classificação livre e é recomendada para todas as pessoas. “Visamos ensinar gente de todas as idades, de 8 anos a 80 anos, podemos falar assim, mas esse não é o limite de idade para aprender a andar de bicicleta. Não há limite”, conclui o instrutor, animado para o início das aulas. “Nos vemos depois do Carnaval”, finaliza ele.
PROGRAMAÇÃO
Patrocinado pela CNH Industrial e MinasLigas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Dê um Rolê 2024 conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Contagem e da Secretaria Municipal de Esportes de Betim. Durante dez meses, o projeto vai oferecer:
-
Oficinas Aprendendo a Pedalar em Betim e Contagem
-
Oficinas de Mecânica Básica em Betim e Contagem
-
Ciclo expedição em Betim e Contagem
As ciclo expedições citadas acima incentivam o público a conhecer as próprias cidades por meio do pedal, traçando assim uma rota que contempla as bacias hidrográficas, as áreas de proteção ambiental e o patrimônio cultural dos municípios. É uma ótima maneira de gerar o sentimento de pertencimento das pessoas com o município no qual elas vivem e trabalham.
O Dê um Rolê, além de extrapolar para o território de Betim, neste ano, entre abril e julho, vai realizar duas ações especiais: a cidade de Pirapora, no Norte de Minas Gerais, e a comunidade Frigo Diniz, em Contagem, vão receber o time de instrutores. A ideia é descentralizar as ações e proporcionar que mais pessoas descubram o universo das bicicletas.
Foto: João Mattos
AGENDA