SARAU BRINCANTE INVADE O CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA COM LITERATURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DIVERSAS BRINCADEIRAS E MUITA DIVERSÃO

SARAU BRINCANTE INVADE O CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA COM LITERATURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DIVERSAS BRINCADEIRAS E MUITA DIVERSÃO

Atividade gratuita realizada pelo Grupo Afeto com crianças de 6 a 10 anos acontece nesta sexta-feira, dia 24/05, a partir das 15h

Em BH, as férias da criançada começaram muito mais cedo. É que o Sarau Brincante, desde a semana passada, está ocupando alguns centros culturais da capital mineira com literatura, contação de histórias, diversas brincadeiras e muita diversão. Nesta sexta-feira (24/05), o Centro Cultural Vila Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita), a partir das 15h, vai sediar uma série de apresentações do projeto. Vai rolar, por exemplo, a contação “Histórias que Eu Ouvi Contar”, uma mostra de resultados dos encontros formativos que aconteceram no mesmo local e brincadeiras cantadas. A entrada é gratuita.

 

De acordo com Shirley Rodriguez, atriz e fundadora do Grupo Afeto, um dos objetivos do Sarau Brincante é incentivar que as crianças se expressem por meio das leituras, das cantigas, dos desenhos e das histórias, além, é claro, de oferecer um ambiente lúdico, de diversão e de conexão. “Estamos contribuindo para o acesso e a democratização do livro, da leitura e da literatura. Realizar este projeto nos centros culturais é meio que ‘voltar pra casa’, pois temos uma relação muito importante com esses equipamentos culturais”, adianta a artista.

O evento desta sexta-feira, conforme pontuado no começo deste texto, é uma mostra de resultados dos dois primeiros encontros, que aconteceram nos dias 14 e 15 de maio. “Antes dos saraus, realizamos encontros com as crianças. Nesses encontros, brincamos, lemos, contamos histórias e criamos um clima repleto de afeto. Assim, vamos conhecendo melhor os participantes e com eles vamos elaborando pequenas intervenções artísticas, que serão apresentadas nesta sexta-feira no Sarau Brincante”, explica Shirley. “Damos autonomia e incentivamos que as crianças se expressem livremente, tanto nos encontros de preparação quanto durante o sarau, a ideia principal é fazer junto”, completa ela.

As crianças que participaram do encontro de preparação receberam um “Kit Sarau Brincante” com materiais para a produção de um livro minuto e brinquedos manuais, além do livro “Amoras”, do Emicida e do ilustrador Aldo Fabrini. “Queremos incentivar as múltiplas linguagens, desde a leitura, passando pelas cantigas e chegando na apresentação”, explicou Shirley, que conta orgulhosa que o Grupo Afeto surgiu no ano de 2019, na Biblioteca do Centro Cultural Vila Santa Rita. “”Desde a fundação, almejamos realizar saraus com e para as crianças. Encontros em que as crianças se expressem de modo livre”, completa Shirley.

 

Após o Sarau Brincante desta semana, que tem o caráter de apresentação e que tem entrada livre para todos e todas, vão acontecer outros encontros de preparação. A próxima parada será no Centro CULTURAL LINDEIA REGINA (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina), nos dias 28 e 29 de maio, às 13h30. Depois, o projeto seguirá para o Centro CULTURAL URUCUIA (rua W-3, 500, pongelupe), nos dias 11 e 12 de junho, às 14h. Para participar dos encontros de preparação, destinados a crianças de 6 a 10 anos, é necessário fazer inscrição (clique aqui). São ofertadas apenas 25 vagas em cada centro cultural.

Projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Projeto n° 0394/2023

 

Foto: Daniel Márcio

SERVIÇO

SARAU BRINCANTE
📍 CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita)
24 de maio, às 15h (sexta-feira)
Entrada Franca
Mais detalhes: @grupoafeto