Seleção do futuro: atletas olímpicos inspiram participantes de projetos sociais esportivos

Seleção do futuro: atletas olímpicos inspiram participantes de projetos sociais esportivos

Conheça crianças que sonham em deixar os brasileiros orgulhosos por meio do esporte

 

Belo Horizonte (Minas Gerais), 7 de agosto de 2024 – Da ginástica artística ao surfe e skate, os atletas brasileiros estão nos enchendo de orgulho nas Olimpíadas 2024. Enquanto eles se superam pelas medalhas em Paris, aqui no Brasil uma nova geração de talentos vem se inspirando em seus ídolos para, quem sabe um dia, representar o país no exterior. “Se eu conseguir realizar todos os meus sonhos, é o que eu vou fazer”, diz Nádia Silva, de 13 anos, participante de um dos projetos esportivos patrocinados pela Vallourec nas localidades onde a Empresa atua.

Alunos do projeto em Jeceaba (MG). Fotos: Divulgação/Ibeec
Seja para moradores das comunidades ou para filhos e filhas de empregados, a Vallourec faz do esporte um instrumento de sociabilização e construção de valores. Entre as iniciativas esportivas apoiadas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte em Minas, duas ensinam esportes olímpicos. O Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (Ibeec), por exemplo, oferece aulas de vôlei em Jeceaba e Curvelo.

 

Já em Brumadinho e em Belo Horizonte, onde também há unidades Vallourec, o De Peito Aberto promove iniciativas como o Esporte na Cidade, com aulas de basquete, handebol, vôlei e judô. A Vallourec tem como compromisso contribuir para a construção de um futuro socialmente justo e equilibrado nas comunidades vizinhas às suas operações. A Empresa apoia projetos voltados a educação, saúde, geração de trabalho e renda e incentivo à cultura e ao esporte.

 

“Ficamos muito orgulhosos em contribuir com a formação dessa nova geração, sobretudo, como cidadã. Com uma base sólida e uma boa rede de apoio, os participantes ficam mais preparados para escolher a profissão no futuro – seja ela a carreira de atletas olímpicos ou qualquer outra”, observa Leonardo Velloso, gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Vallourec.

 

De fato, ainda é muito cedo para a Ana Laura de Brito, 11 anos, moradora de Curvelo (MG), fazer uma escolha tão importante. Ela conta que o professor a elogia e ela até se imagina dando saques potentes na seleção quando a vê jogando pela TV. Porém, o que ela mais gosta nas aulas de vôlei é se divertir com os amigos. “Aqui todo mundo é colega de sala. Nunca brigamos por causa de jogo, nem mesmo quem fica em times diferentes”, conta a Ana, dando o exemplo para muitos adultos por aí.

 

Aluno de judô do projeto Esporte na Cidade, em Belo Horizonte, João Pedro de Andrade, de 10 anos, está acompanhando as olimpíadas e orgulhoso do ouro que o Brasil ganhou com Beatriz Souza no judô. Para ele, a vitória da judoca já serve de inspiração para a troca de faixa (da branca para a cinza e branca) e, bem lá na frente, treinar para competir pelo país também.

Alunos do projeto em Curvelo (MG). Fotos: Divulgação/Ibeec

“Eu só tive contato com o vôlei por causa do projeto, antes eu não conhecia. Estou adorando, me divirto muito”.

Júlia Ferreira, 10 anos, participante das aulas de vôlei em Curvelo, uma das comunidades onde a Vallourec atua.

 

“Faço vôlei no projeto há quatro ou cinco anos e tenho interesse em ser profissional. Mas se eu não seguir carreira no vôlei, penso em fazer faculdade de moda”.

Ruan de Andrade, participante do projeto patrocinado pela Vallourec em Jeceaba.
“Faço judô pelo projeto há 3 anos e adoro competir, nem fico nervoso. No judô eu gosto principalmente de….tudo!”

João Oliveira dos Santos, 10 anos, aluno das aulas de judô do Esporte na Cidade, em BH.

 

Sobre a Vallourec

A Vallourec está entre os líderes mundiais em soluções tubulares premium para os mercados de energia e para aplicações industriais exigentes, como poços de petróleo e gás, nas condições mais adversas; usinas de energia de nova geração; projetos arquitetônicos desafiadores; e equipamentos mecânicos de alto desempenho. O espírito pioneiro e a pesquisa e desenvolvimento de ponta da Vallourec abrem novas fronteiras tecnológicas. Com cerca de 16 mil empregados dedicados e motivados em mais de 20 países, a Vallourec trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos: oferece soluções tubulares inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar cada projeto possível.

 

No Brasil, a Vallourec possui oito unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno das unidades produtoras de tubos; e a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro.

 

A empresa conta, ainda, com uma unidade de Negócios no estado, provedora de serviços administrativos. Com linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a Vallourec Tubos para Indústria (VTI) fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. E, no Espírito Santo, fornece serviços de revestimento anticorrosivo.

 

 

Legenda da foto em destaque:
Alunos do projeto Esporte na Cidade, em Belo Horizonte. Foto: Divulgação/De Peito Aberto