PROJETO GRATUITO ENSINA POPULAÇÃO DE CONTAGEM E BETIM A ANDAR DE BICICLETA

PROJETO GRATUITO ENSINA POPULAÇÃO DE CONTAGEM E BETIM A ANDAR DE BICICLETA

“Dê um Rolê”, entre outubro e dezembro, realizará mais seis edições da oficina Aprendendo a Pedalar

Entre fevereiro e setembro de 2024, cerca de 700 pessoas aprenderam a pedalar por meio das oficinas gratuitas do “Dê um Rolê”, principal projeto de mobilidade urbana e sustentabilidade da Move Cultura, que tem atuado nas cidades de Contagem e Betim, ambas localizadas na Região Metropolitana de BH. E esse número vai aumentar!!! É que a associação sem fins lucrativos vai realizar mais seis encontros ainda neste ano.

A oficina Aprendendo a Pedalar vai acontecer nos dias 12/10, 9/11 e 7/12, no Complexo Esportivo Ricardo Medioli (Betim); e, nos dias 13/10, 10/11 e 8/12, no Parque Ecológico do Eldorado (Contagem). As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla. O link sempre é disponibilizado no perfil da Move Cultura no Instagram: @movecultura.

“O maior desafio para o instrutor da oficina Aprendendo a Pedalar é criar um ambiente seguro e confiável. Por isso, no ‘Dê um Rolê’, a gente desenvolve uma relação com o aluno para que ele passe a confiar na gente e, claro, a desfrutar da aula. Nós da Associação Move Cultura acreditamos muito na acolhida e buscamos entender qual é a história do aluno com a bicicleta, se existe ou não algum trauma, alguma dificuldade ou se, às vezes, foi falta de oportunidade e de acesso. A partir disso, conduzimos o aluno para o sucesso pessoal”, conta o coordenador do projeto e trilheiro Brunner Lucas, alertando que a metodologia usada nas aulas são semelhantes às do “Bike Anjo”, considerado um dos maiores projetos do segmento.

Quem obteve esse sucesso pessoal de dar as primeiras pedaladas foi a estudante Kellen Barboza Gonçalves da Silva, de 16 anos, que participou das oficinas. “Quando ela tinha 8 anos, nós compramos uma bicicleta pequena para ela, mas, em um dos tombos, tentando andar, ela se feriu um pouquinho, tomou medo e nunca mais quis subir na bike”, conta Andreia Barbosa, mãe da adolescente com síndrome de down. Em apenas dois encontros do projeto “Dê Um Rolê”, o jogo virou completamente. “Ela chegou muito travada, não tinha equilíbrio nenhum, não conseguia andar. No finalzinho da primeira aula, ela já começou a dar suas primeiras pedaladas sozinha. E, no segundo encontro, ela já estava andando de bicicleta sem ajuda de ninguém. Foi muito bom para ela, porque ela tinha medo de cair, mas agora vai longe. Compramos uma bicicleta maior, e ela já está andando sozinha, com uns deslizes, mas sem rodinha. O projeto foi um divisor de águas para ela andar de bike”, completa.

Outro exemplo de superação é o de Pedro Henrique Rocha, de 16 anos. Diagnosticado com TDAH, o adolescente tinha uma grande barreira com o equilíbrio. “Eu não sabia andar de bicicleta e era um sonho aprender a pedalar. Eu descobri o projeto e, logo na primeira aula, eu já consegui aprender muito bem a andar de bicicleta”, conta o jovem, que já se sente 70% mais confiante. “Eu achei as aulas muito divertidas, gostei muito das aulas e vou participar novamente”, adiantou ele.

Acessível para todos os públicos e idades, o “Dê um Rolê” ocupa o Complexo Esportivo Ricardo Medioli (Betim) e o Parque Ecológico do Eldorado (Contagem), uma vez ao mês, entre 9h e 12h. Além da oficina “Aprendendo a Pedalar”, o projeto oferece ainda a atividade “Mecânica Básica para Bicicletas”.

“Essa modalidade é pensada para os alunos e alunas que já iniciaram o aprendizado e estão pedalando por aí. E é importante destacar que nós não formamos profissionais que vão trabalhar com manutenção de bicicletas, mas, sim, ciclistas conscientes, pois apresentamos a bicicleta e mostramos quais são os devidos cuidados, quais são as partes que requerem uma maior atenção, como lavar a bike corretamente, como checar e saber se a bicicleta consegue fazer uma pedalada mais longa e quando se deve levá-la a um profissional”, explica Brunner.

Dê um Rolê – Betim

📍 Complexo Esportivo Ricardo Medioli (rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis)

📅 12/10, às 9h – Gratuito

📅  9/11, às 9h – Gratuito

📅  7/12, às 9h – Gratuito

 (faça sua inscrição)

Dê um Rolê – Contagem

📍 Parque Ecológico (rua Paineiras, 1722, Eldorado – Contagem)

📅 13/10, às 9h – Gratuito

📅 10/11, às 9h – Gratuito

📅  8/12, às 9h – Gratuito

(faça sua inscrição)

FOTO JOÃO DE MATTOS/DIVULGAÇÃO

PROJETO DÊ UM ROLÊ

Desde que foi criado, após um seminário em 2019, o projeto Dê um Rolê já ensinou mais de mil pessoas a andarem de bicicleta. Após um hiato, por falta de patrocinadores, a iniciativa retornou em fevereiro de 2024 e seguirá até dezembro deste ano. “Andar de bicicleta é a melhor forma de explorar e vivenciar a cidade e é, comprovadamente, um meio de transporte limpo e sustentável. Porém, para garantir a segurança dos ciclistas, a infraestrutura das grandes e médias cidades precisa melhorar muito, porque o desenho urbano da maioria delas foi definido para priorizar os carros. A partir do momento em que as cidades se tornarem mais convidativas para os ciclistas, é certo que o número de pessoas pedalando vai aumentar de forma significativa”, garante Rafael Aquino, diretor executivo da Move Cultura e um dos criadores do “Dê um Rolê”.

De acordo com o Censo 2022, cerca de 5 milhões de pessoas habitam nas 34 cidades que formam a Região Metropolitana de BH. E esses municípios, incluindo Contagem e Betim, que sediam o “Dê um Rolê”, enfrentam desafios enormes de mobilidade urbana. “Estamos em um momento em que as pessoas têm a necessidade de ampliar as opções de transporte e, ao mesmo tempo, buscam adotar hábitos mais saudáveis dentro da própria cidade. E andar de bicicleta fornece tudo isso. Nesse sentido, o projeto proporciona essa inclusão e oferece possibilidades para as pessoas que desejam incorporar o ato de andar de bicicleta no seu dia a dia”, reflete Rafael Aquino, que é cientista social e ciclista.

 

 

 

FOTO JOÃO DE MATTOS DIVULGAÇÃO