Cônsul da Itália em BH visita exposição de alunos da Fundação Torino sobre a ‘Semana da Língua Italiana’
Com o tema, “A língua italiana e os livros: o mundo nas entrelinhas” a instituição explorou obras literárias do país e recebeu a visita da cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero
A Fundação Torino recebeu, nesta sexta-feira, 18 de outubro a cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, para conhecer os projetos desenvolvidos para a XXIV edição da Settimana della Lingua Italiana nel Mondo que acontece simultaneamente nas escolas italianas pelo mundo. A partir do tema “A língua italiana e os livros: o mundo nas entrelinhas”, os estudantes desenvolveram projetos interdisciplinares, integrados aos conteúdos do programa didático-pedagógico de cada série.
Com programação diversificada, o objetivo da XXIV Semana da Língua Italiana no Mundo foi estimular a criatividade das crianças e dos adolescentes e promover suas habilidades linguísticas por meio da narração e da representação visual, das artes cênicas e da música, com exposição de cartazes, apresentações teatrais e musicais e até um vídeo sobre a viagem do escritor italiano Antonio Tabucchi em Minas Gerais. A mostra também foi composta por livros, produzidos pelos alunos, com cartas deles para autores italianos clássicos.
A cônsul-geral, Nicoletta Gomiero, destacou o alto nível das apresentações em italiano e expressou seu encantamento ao ver a alta performance dos alunos.
“O trabalho apresentado pelos alunos da Fundação Torino foi impressionante, foi um privilégio participar deste momento. É evidente a dedicação deles em descobrir o mundo, aprender tudo o que são as emoções que o livro pode transmitir. Descobri detalhes que não conhecia do intercâmbio com a cultura brasileira. Foi emocionante ouvir os alunos cantarem com uma voz maravilhosa uma canção de cantores italianos e brasileiros juntos”, destacou a cônsul.
Legenda da foto em destaque:
Márcia Naves, diretora-geral da Fundação Torino; Remi Caucanas, marido da cônsul; cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero; e Umberto Casarotti, reitor da Fundação | Crédito – Carol Reis/Fundação Torino |