ESPETÁCULO “CAUSOS DO PASSADO” RESGATA MEMÓRIAS E TRADIÇÕES DA VIDA SIMPLES

ESPETÁCULO “CAUSOS DO PASSADO” RESGATA MEMÓRIAS E TRADIÇÕES DA VIDA SIMPLES

Peça dirigida por Carlos Henrique será apresentada no dia 25/10, na Move Cultura

O espetáculo “Causos do Passado”, fruto das aulas de teatro para idosos no programa Hábil Idade, será apresentado no dia 25/10, às 19h, na sede da Move Cultura (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), em Contagem. Dirigida por Carlos Henrique, do Grupo Trama de Teatro, a montagem propõe um mergulho nostálgico em histórias e lembranças de uma época em que as pessoas aproveitavam a vida sem TV ou celular, apenas com um rádio de pilha e muita amizade. A entrada é franca, e a encenação promete envolver a plateia em uma atmosfera saudosista, onde os causos de um elenco com mais de 60 anos serão resgatados.

Em “Causos do Passado”, um grupo de amigos se reúne em torno de uma mesa para relembrar os velhos tempos, compartilhando histórias e curiosidades da juventude. De maneira leve e bem-humorada, a peça destaca os momentos marcantes da vida no campo e em pequenas cidades, quando o rádio de pilha era o principal meio de entretenimento e as rodas de conversas eram as verdadeiras redes sociais. “Mais do que os causos, nós estamos trazendo um pouco de como era a vida simples, das fazendas e dos vilarejos, e de como as pessoas se divertiam sem TV e celular”, explica o diretor Carlos Henrique, responsável pela montagem.

O espetáculo é resultado de um processo colaborativo entre os alunos do curso de teatro do programa Hábil Idade e o diretor Carlos Henrique, que, durante as atividades da oficina, coletou relatos e memórias de cada um dos participantes para compor o roteiro. “Eu fui costurando ideias e motivando-os por meio de jogos e exercícios, tentando encaixar as histórias que eles relataram. Para eles, o espetáculo é como um reencontro de família, trazendo a energia criativa dessas senhoras e desses senhores que, com entusiasmo, escolheram o curso de teatro para resgatar suas lembranças e transformá-las em arte”, ressalta Carlos Henrique.

A peça “Causos do Passado”, por meio de um olhar afetivo sobre um tempo de simplicidade, ainda tem um efeito político social, uma vez que combate o etarismo ao colocar em cena um grupo de pessoas com mais de 60 anos. “Eles estão contando algo que pertence a todos nós, independente da faixa etária. As pessoas vão se identificar com esses causos e se conectar com essa época, mesmo que não tenham vivido nela”, pontua Carlos, que extraiu a naturalidade e a criatividade dos atores e atrizes do espetáculo.

SERVIÇO:

Espetáculo “Causos do Passado”

25/10 – 19h

Move Cultura (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado), em Contagem

Entrada gratuita

Mais detalhes: @movecultura

FOTO JOÃO DE MATTOS/DIVULGAÇÃO

PROJETO VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS

Desenvolvido pela Move Cultura, entidade sem fins lucrativos fundada em 2008 e com dezenas de projetos na região metropolitana de BH, o programa Hábil Idade é um importante espaço de inclusão para pessoas com mais de 60 anos.

Por meio do projeto “Valorização das Pessoas Idosas”, a iniciativa oferece atividades culturais e formativas para pessoas na idade longeva. Entre as oficinas, estão Teatro, Violão, Empreendedorismo, Educação Financeira, Artesanato, Inclusão Digital e Hidroginástica.

Hábil Idade conta com o patrocínio da Ambev, Mercantil, Brasilprev, Banco BDMG e Drogaria Pacheco, além do apoio do Governo de Minas e da Prefeitura de Contagem.

FICHA TÉCNICA 

Roteiro e Direção: Carlos Henrique (foto)

Cenário e Figurino:  Shirley Rodrigues e Marco Túlio Zerlotini

Produção Técnica: Marco Túlio Zerlotini

Técnico Som e Luz: Gabriel Vinícius

Elenco: Chico Justino, Cida Fátima, Esmeralda Moreira, Lelena Nicolau, Lu Ribeiro, Lidia Pereira, Lourdes Maria, Pyter Machado e Serginho Barbosa.

Realização: Move Cultura

 

 

FOTO JOÃO DE MATTOS/DIVULGAÇÃO