Esporte e infraestrutura sustentável marcam os 10 anos do projeto CSul Lagoa dos Ingleses
Paraíso do mountain bike em Minas Gerais, iniciativa integra práticas esportivas a moradia de qualidade e preservação ambiental
Com recém-completos dez anos de existência, a CSul Lagoa dos Ingleses é o maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina. Entre outros vieses, tal resultado foi alcançado graças ao investimento incisivo em qualidade de vida para as famílias – como no Residencial Costa Laguna, um loteamento localizado aos pés da Serra da Moeda e às margens da Lagoa dos Ingleses, que tomou forma através de um projeto urbanístico que é tendência mundial em modernidade, sofisticação e sustentabilidade.
São mais de 500 lotes, com áreas entre 525m² e 1250m² e repleto de opções de lazer para os moradores, como um Tênis Clube com quatro quadras, sede social completa que inclui salão de festas, espaço gourmet e lounge, além de um fitness center equipado com aparelhos de musculação e espaço destinado à realização de atividades físicas diversas.
Inserido no bioma da Mata Atlântica, o Costa Laguna conta com um projeto de paisagismo bem estruturado e composto pelas mais variadas espécies nativas da região. Entre as mais de 1400 espécies selecionadas estão mudas de Ipês, Lobantera, Pau-formiga, Pau-mulato, Quaresmeira e Sapucaia. O objetivo é garantir a melhoria da qualidade de elementos com o clima, o ar e a permeabilidade do solo.
“A natureza foi a primeira coisa que me aproximou desse lugar, além da questão do esporte, que é algo que queremos incentivar na nossa família. Aqui você tem lugar para correr, tem a lagoa para andar de caiaque, além de espaços ao ar livre para praticar yoga, atividade da qual sou professora”, conta Ana Ribeiro, moradora do complexo. “Um outro pilar muito importante é a segurança. Aqui conseguimos criar nossos filhos livremente, sem grandes preocupações e com uma infraestrutura que nos contempla, porque tem supermercado, farmácia e excelentes restaurantes. São muitas vantagens em um mesmo lugar”, enfatizou.
A Casa do Mountain Bike
Um outro ponto que torna evidente esse fomento à qualidade de vida é o Projeto Trilhas Bike Bar – uma iniciativa em fortalecimento à cultura do ciclismo que culminou na criação de centro de experiência e apoio dedicado aos aficionados pelo esporte, instalado na orla da Lagoa. O espaço é fruto da parceria entre o Projeto Trilhas, a Specialized e a CSul Lagoa dos Ingleses.
Integrada a uma região que progressivamente se consolida como um bike park, a área já conta com mais de 40 quilômetros de trilhas de mountain bike, com características variadas e voltadas para todos os níveis de praticantes. Os percursos são abertos ao público e podem receber, além de ciclistas, quem apenas quer se aproximar da natureza.
“Essa parceria nasceu de forma bem natural. O Projeto Trilhas é um projeto que desenvolve trilhas sustentáveis, buscando compatibilizar o uso delas com o mundo. Isso casou bastante com o projeto CSul, que pensa a vida ao ar livre associada ao respeito ao meio ambiente. Aqui no Trilhas Bike Bar nós temos um ambiente familiar, bastante descontraído, onde temos bike para alugar, comida, bar. Você sai daqui para as trilhas, a trilha já é aqui, é o ponto de partida e o ponto de chegada”, conta Fred Lanna, cofundador do Projeto Trilhas.
O Projeto Trilhas Bike Bar foi pensado para oferecer suporte ao desenvolvimento do mountain bike em um local com vocação para a modalidade. A ideia é aproveitar esse potencial com uma visão sustentável de uso do território. “Por meio desta união, incentivamos o bem estar da comunidade e a conservação do meio ambiente através do esporte. O Projeto CSul Lagoa dos Ingleses carrega essa visão e esse é um dos vários avanços que pensamos para a região”, afirma Maury Bastos, presidente do Grupo CSul.