As tradicionais brincadeiras infantis, como pular corda e jogar amarelinha, que acabaram dando lugar para os jogos eletrônicos e smartphones, foram resgatadas pela Associação Cultural Cia Agnes, que incluiu as lúdicas atividades em aulas interativas de dança. O resultado dessa junção, que já acontece há 12 anos na Região do Barreiro, poderá ser conferido no dia 30 de novembro, na Mostra Puerícia, que vai ocupar o Centro de Apoio à Escola Integrada Eloy Heraldo Lima (Av. Haydée Abras Homssi, 560, Vale do Jatobá), em BH, a partir das 14h. Com entrada gratuita, o evento terá tradução em libras e uma Feira de Economia Solidária, onde as famílias dos alunos poderão expor e vender produtos.
“O Projeto Puerícia nasceu após a percepção dos integrantes da Cia Agnes de que não há mais brincadeiras como antigamente. Atualmente, tudo está muito tecnológico, e as crianças já não conhecem muitas das brincadeiras e costumes passados. O objetivo do projeto é resgatar memórias antigas, permitindo à geração de hoje experienciar um pouco de nossas vivências e também das vivências dos nossos pais, tios e avós. Além disso, a Mostra Puerícia é uma grande oportunidade de unir diferentes gerações, trazendo para os mais velhos a consciência e a responsabilidade de transmitir às próximas gerações essa cultura, mantendo-a viva por longos anos”, explica Stella Soares, professora diretora-geral e produtora da Cia Agnes, responsável pelo projeto, que tem esse nome em referência ao período de crescimento do ser humano.
Durante a Mostra Puerícia, o público vai apreciar envolventes e animadas coreografias, que contemplam as danças urbanas, moderna e contemporânea, o ballet clássico e o teatro, linguagens presentes no projeto artístico, que, desde a sua criação, em 2012, atendeu mais de 1.500 pessoas, com oficinas realizadas em escolas municipais do Barreiro e em uma academia parceira, localizada na mesma região. “Este projeto traz um impacto gigantesco, pois, para além de aulas de dança, ele carrega cidadania que perpassa dos alunos aos familiares e de fato vem transformando vidas. Como é o caso de alguns alunos que retornam às salas de aula como professores, e vem se tornando profissionais dentro do mercado artístico, indo contra uma realidade social de alta vulnerabilidade ocasionada pela criminalidade e violência do local onde vivem”, explica Stella Soares.
Além da mostra de artes, o evento vai abrir espaço para que as famílias dos alunos possam comercializar produtos artesanais e autorais, movimentando, assim, a economia criativa na região do Vale do Jatobá. “Os empreendedores da região, muitas vezes pais, amigos e familiares dos nossos alunos e alunas, além de terem a possibilidade de gerar uma renda extra durante a Mostra Puerícia, poderão fidelizar novos clientes e terão a divulgação do seu trabalho de forma maior, podendo conquistar apoios, parcerias, entre outros benefícios futuros para os seus negócios. A proposta é fortalecê-los para que os mesmos possam ser motivados a se desenvolverem e se reconhecerem ainda mais como empreendedores”, conta Stella Soares.
Com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, o Projeto Puerícia é realizado pela Associação Cultural Cia Agnes, instituição fundada no ano de 2001 com a missão de fortalecer a cultura da dança na Região do Barreiro. Além de atender adolescentes e jovens por meio da iniciativa, a associação desenvolve também projetos com idosos. “Além de proporcionar a possibilidade de executar o projeto com ainda mais qualidade, contar com o patrocínio do Instituto Unimed-BH nos posiciona em um lugar de destaque e grande responsabilidade. Isso exige de nós uma entrega de excelência, já que teremos a honra de associar o nome de uma empresa tão relevante em nosso estado ao nosso trabalho. Além disso, há uma identificação natural entre a Companhia Agnes e a Unimed, pois ambas compartilham o compromisso com o bem-estar físico e social. Também há a possibilidade de aproximar a população local da cultura e da missão da empresa”, defende Stella Soares.
Mostra Puerícia
Data: 30 de novembro, a partir das 14h
Centro de Apoio à Escola Integrada Eloy Heraldo Lima (Av. Haydée Abras Homssi, 560, Vale do Jatobá) – BH
Entrada gratuita e acessível para todos os públicos
Mais detalhes: @ciaagnes