Mais de 70 presos atuam na limpeza de ruas atingidas por temporal em Ipatinga
Número de detentos na desobstrução das vias pode chegar a 150; servidores da Sejusp também se mobilizam na coleta de doações para atingidos
As mortes e a destruição causadas por fortes chuvas na madrugada de domingo (12), em Ipatinga, mobilizaram a cooperação do Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Em apoio à população afetada, já na manhã desta segunda-feira (13), 75 presos começaram a trabalhar na desobstrução das ruas dos bairros Granja Vagalume e Forquilha. Eles cumprem pena na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, e têm autorização judicial para o trabalho externo.
O diretor regional do Depen-MG na 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Marcelo Marshal Júnior, anunciou que está providenciando o direcionamento de mais 80 presos para reforçar os trabalhos. “Mesmo diante da tragédia, os presos da região do Vale do Aço, ajudando a população, mostram que é possível transformar a dor em ação, unindo forças para reconstruir e trazer esperança a todos que precisam”, destacou o diretor.
Além da participação dos presos na desobstrução das vias, servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também se mobilizam na coleta de doações para as famílias impactadas. A sede da Risp (Avenida Londrina, 1.175, Bairro Veneza) está funcionando como um ponto de arrecadação, onde a população pode contribuir com água, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza.
Para o secretário de administração municipal de Ipatinga, Leonardo Oliveira Rodrigues, o apoio do Depen-MG tem sido essencial. “Agradeço a sensibilidade neste momento tão difícil. O trabalho dos presos fortalece essa força-tarefa, e sou profundamente grato pela colaboração”, afirmou o secretário.