Otimismo nas vendas: Expectativas cresce entre empresários de Belo Horizonte com a chegada do Carnaval

Otimismo nas vendas: Expectativas cresce entre empresários de Belo Horizonte com a chegada do Carnaval

Conforme pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, 61,2% dos comerciantes de Belo Horizonte apostam em um período de Carnaval positivo para as vendas com 51,1% de aumento em relação ao ano passado. Foram ouvidos 284 empresários de 17 bairros das regiões Centro-Sul, Leste e Oeste da cidade entre os dias 16 e 27 de janeiro.

O aumento da circulação de moradores e turistas é o principal motivo de otimismo dos comerciantes, citado por 68,3% deles, seguido de maior movimento nos estabelecimentos, crescimento do Carnaval de BH e maior divulgação da festa. Mesmo bastante positiva, a expectativa de vendas com a festa caiu cerca de 10 pontos percentuais em relação ao Carnaval de 2024, quando era de 71,0%.

Para uma parcela de 23,4% dos lojistas, o Carnaval tem impacto negativo nas vendas. A principal justificativa para isso seria a desorganização trazida pela festa, apontada por 47,9% dos que não estão animados com as vendas. A queda do comércio, o aumento da violência e a interrupção das atividades econômicas no período também foram mencionados como fatores que prejudicam as vendas.

O percentual de estabelecimentos que vão abrir durante o Carnaval é de 44,7%, menor do que indicava a pesquisa realizada em 2024 que apontava que 48,7% iriam abrir nos dias de folia. Entre as empresas que vão abrir no Carnaval de 2025, 78,7% estarão de portas abertas em todos os dias da festa.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, a expectativa de aumento nas vendas durante o Carnaval de Belo Horizonte em 2025 reflete um cenário de otimismo entre os comerciantes locais. “As expectativas positivas dos empresários são motivadas principalmente pelo aumento da circulação de moradores e turistas na cidade o que gera um maior movimento nos estabelecimentos e, consequentemente, um aumento nas vendas”, explica Gonçalves.

“Acrescido a isso, com a expectativa de realizar melhores vendas no período, 26,5% dos empresários apostam no aumento do estoque, e na contratação de temporários promovendo para o consumidor um melhor atendimento e impulsionando a economia dos setores do comercio, serviço e turismo”. esclarece a economista.

Os comerciantes apostam em vendas à vista puxadas pelo pix, 52,2%, débito, 15,4% e cartão de crédito à vista, 13,2%. O maior movimento nas lojas deve ocorrer em todos os dias de Carnaval para 50% dos entrevistados. Para 21,3%, a fase de “esquenta” da folia, antes do Carnaval, já deverá aumentar o movimento no estabelecimento.

No período de realização da pesquisa, 51,5% dos comerciantes já estavam com os estoques preparados para as vendas de Carnaval e outros 23,5% ainda não tinham realizado os pedidos. Um percentual de 53,7% das empresas não fará investimento específico para o Carnaval. Entre as que irão investir, 26,5% o farão por meio do aumento de estoque, 5,9% contratarão funcionários temporários e 3,5% darão treinamentos a seus funcionários. Um total de 21,3% fará propaganda, 17,6% usarão preços promocionais e 9,6% vão usar de diversidade no mix de produtos.

Em relação ao ano passado, para os empresários de estabelecimentos que abriram durante o período de Carnaval de 2024, a segurança, a limpeza urbana e as informações sobre o Carnaval foram os tópicos mais bem avaliados, com indicações de muito boas e boas variando de 42,7% a 60,9%. Apenas o transporte público registrou percentuais de avaliações muito boas e boas abaixo de 45,0%.

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade.
Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para o setor e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio.
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