AUTORES E ARTISTAS VISUAIS DE BH E RMBH PODEM PARTICIPAR DA 2ª FEIRA ANDORINHAS EM CONTAGEM

AUTORES E ARTISTAS VISUAIS DE BH E RMBH PODEM PARTICIPAR DA 2ª FEIRA ANDORINHAS EM CONTAGEM

Inscrições para o evento, que acontecerá em abril na cidade de Contagem, estão abertas e são gratuitas

Escritoras, poetas, autores e artistas visuais independentes têm até o dia 5 de março para se inscrever gratuitamente na 2ª Feira Andorinhas, que vai acontecer no dia 12 de abril, das 9h às 17h, no Parque Fernão Dias, em Contagem, na região metropolitana de BH. Idealizado pela produtora cultural Andreia Carvalho, o evento tem como missão reunir obras independentes de todo o Brasil, proporcionando um espaço único para a divulgação e a comercialização de criações que geralmente não circulam nos meios tradicionais. As vagas são limitadas, e os interessados podem se candidatar pelo link: https://shre.ink/inscricaofeiraandorinhas.

“Neste ano, a nossa intenção é incentivar atividades propostas por artistas e autores/as expositores. Por isso, no ato da inscrição, estes poderão indicar atividades que desejam realizar, tais como lançamento de livros, recitação de poesia, performance, apresentação musical, entre outras. Estas propostas vão compor o que chamamos de sarau lítero-musical, que será realizado ao longo da programação”, revela Andreia Carvalho.

Para integrar a programação do evento, os artistas devem apresentar trabalhos independentes e autorais. “Para participar da  Feira Andorinhas não é necessário ter obras inéditas. Os participantes poderão se inscrever com obras que já foram publicadas, desde que tenham sido de forma independente. Não serão selecionadas publicações de editoras convencionais e criações de terceiros, pois a nossa proposta é valorizar e dar visibilidade ao trabalho autoral, que em geral, não circula nos grandes eventos, bienais e feiras literárias”, destaca Andreia, que é autora dos livros “Primavera, Outono e Outras Estações” (2020) e “Furtacor” (2022).

Com espaço aberto para as múltiplas linguagens — livros, zines, cordéis, lambes, gravuras, cartazes, xilogravuras, fotografias, encadernações, colagens, pinturas, desenhos e grafites —, a 2ª Feira Andorinhas pretende reunir tanto autores e artistas de BH e da Região Metropolitana quanto residentes em outros estados. “Caso tenhamos inscrições de outras cidades de Minas e de Estados brasileiros, como tivemos no ano anterior, vamos avaliar as propostas e, sim, garantir a participação destas pessoas. Isso faz com que o evento se torne mais rico e diverso! Mas, caso tenhamos um número de inscritos superior à nossa capacidade em acolher, será feita uma seleção utilizando-se critérios pré-estabelecidos, priorizando mulheres, pessoas negras, idosas, LGBTQIA +, PCD ‘S e também pessoas residentes em Contagem”, destaca a produtora.

De acordo com Andreia, arte acessível, inclusiva e democrática é o tema da 2ª Feira Andorinhas. “Acreditamos que as artes e a literatura são instrumentos de transformação pessoal e mobilização social. Por isso, devem ser acessíveis a todas as pessoas independentemente de diferenças, limitações, faixa etária e classe social. A 2ª Feira Andorinhas busca democratizar a participação de artistas e autores/as de forma livre e gratuita, considerando a diversidade racial e de gênero, valorizando a arte de pessoas com deficiência, além de garantir algumas medidas de acessibilidade como interpretação em libras durante todo o evento, audiodescrição nos materiais de divulgação, rampas de acesso, reserva para pessoas com deficiência, entre outras”, diz ela.

2ª Feira Andorinhas é realizada por meio do Edital Secult 001/2024 – Movimenta Multilinguagens – Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). O resultado dos artistas selecionados será divulgado no dia 16/03, tanto por email quanto no perfil da Feira Andorinhas@feiraandorinhas.

Inscrições para a 2ª Feira Andorinhas:

5/02 a 5/03

Formulário de inscrição: https://shre.ink/inscricaofeiraandorinhas

Mais informações: https://www.instagram.com/feiraandorinhas/

FOTO ARQUIVO FEIRA ANDORINHAS/DIVULGAÇÃO

EDIÇÃO 2024 FOI UM SUCESSO
Inspirada na máxima “uma andorinha só não faz verão”, a Feira Andorinhas teve sua primeira edição em abril de 2024, no Parque Fernão Dias, em Contagem/MG, onde reuniu mais de 1.200 pessoas. O evento contou com 67 artistas expositores selecionados, seis ações com contação de histórias, performance, intervenção poética, sarau em libras, show musical e exposição de artes visuais. Mais de 70 exemplares de livros e revistas foram arrecadados e enviados para a Casa de Passagem.
“A andorinha tem como principal característica a coletividade, semelhante aos artistas independentes que, muitas vezes, precisam se organizar coletivamente para viabilizar e dar visibilidade às suas criações. O ditado popular faz muito sentido para nós, autoras e artistas independentes. Acreditamos no poder da coletividade”, finaliza Andreia.

VAPOR COMUNICAÇÃO