SUS Contagem desenvolve calculadora de hidratação para auxiliar no tratamento da dengue
![SUS Contagem desenvolve calculadora de hidratação para auxiliar no tratamento da dengue](https://www.noticiasdecontagem.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fcadc94523b272711ef06c0803ea0357-1.jpg)
A luta contra a dengue em Contagem ganha mais uma aliada: a Calculadora de Hidratação. Desenvolvida por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, a ferramenta tem como objetivo automatizar o cálculo de hidratação adequado dos pacientes diagnosticados com a doença. A iniciativa auxilia neste cuidado fundamental do tratamento da dengue para evitar complicações.
Elaborada exclusivamente para utilização de médicos, o uso da calculadora é simples e facilita no dia a dia dos profissionais de saúde. Ela auxilia na avaliação da gravidade da doença e na agilidade na tomada de decisão no tratamento dos pacientes.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, a calculadora como instrumento no tratamento da dengue representa um avanço significativo para a saúde pública. “Sabemos que o tratamento contra a dengue baseia-se, principalmente, na hidratação, considerada fator determinante na prevenção de fenômenos hemorrágicos”, disse.
O coordenador do Núcleo de Informações em Saúde (NIS), setor corresponsável pela elaboração da calculadora, Hassan Zibaoui, explica que a demanda de automação dos cálculos de hidratação surge da necessidade de se criar um instrumento que agilize a ação do médico diante de um cenário de epidemia de dengue. “A automatização do cálculo e a classificação da gravidade do paciente mitigam o erro humano e permitem que o médico tome decisões assertivas em menos tempo, contribuindo para a redução de complicações e agravamento do quadro clínico”.
A calculadora fornece orientações personalizadas, para adultos e crianças, sobre a quantidade de líquidos que o paciente deve receber de acordo com seu peso, gravidade dos sintomas, comorbidades, idade, entre outros pontos. “Ela classifica os casos de dengue a partir de sintomas definidos no protocolo de manejo da dengue do Ministério da Saúde. Após a classificação, há uma prescrição diferente de hidratação. O profissional insere o peso do paciente e a calculadora fornece o volume e a velocidade de infusão do líquido (respeitando o protocolo) para aquele paciente. A calculadora ainda possui alertas para informar ao profissional sobre as condições importantes e, ao final, é possível imprimir a prescrição”, completa Zibaoui.
Avanços
Com o avanço das tecnologias na área da saúde, a Calculadora de Hidratação é um exemplo de como a inovação pode ser aliada no combate a doenças. Com menos de um mês de uso, a calculadora já contabiliza muitos acessos. O coordenador do NIS conta que o novo instrumento alcançou 54 mil acessos, sendo 1.755 de Contagem. “No momento, o elevado número de acessos, em comparação ao tempo de uso, indica que as pessoas estão começando a conhecer a calculadora e sua funcionalidade, com potencial para utilizá-la no futuro. Embora existam outras calculadoras disponíveis no mercado, a desenvolvida em Contagem se destaca por ser acessada online e classificar a gravidade do paciente de acordo com os sinais e sintomas do manual do Ministério da Saúde”, reforça.
Os governos de Minas, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, assim como o Ministério da Saúde, já estão utilizando a ferramenta. “Saber que outros estados, cidades e até o governo federal ficaram interessados em utilizar a nossa ferramenta mostra que ela está cumprindo seu papel de ajudar na melhoria do atendimento e na tomada de decisões mais rápidas e precisas. É um reconhecimento do impacto que a calculadora pode ter na saúde pública, e isso nos motiva a continuar aprimorando e expandindo seu uso. A colaboração com esses órgãos é uma grande validação do trabalho realizado até agora e fortalece a confiança de que estamos no caminho certo para atender às necessidades da população. Receber esse retorno positivo foi extremamente gratificante”, comemora Hassan.