Carnaval em Contagem vai contar com agentes da Guarda, Polícia Militar, Samu e pontos de hidratação

Carnaval em Contagem vai contar com agentes da Guarda, Polícia Militar, Samu e pontos de hidratação
No próximo fim de semana, os moradores de Contagem e das cidades vizinhas terão diversos motivos para apreciar uma festa com muito samba no pé e no palco. Isso porque o pré-Carnaval de Contagem, que acontecerá  nos dias 22 e 23/2, conta com uma programação para todas as idades, repleta de muita alegria, música, folia e cultura. Os eventos serão realizados na praça da Glória, no bairro Eldorado.

A partir das 16h de sábado (22/2), a festa começa com a chegada dos blocos de Carnaval na praça. Cada bloco irá levar seu ritmo para contagiar os foliões que estiverem no local. Haverá barracas da Economia Solidária para a comercialização de comidas e bebidas. A programação se estende e, às 20h30,  o grupo Sambô entra no palco, para fechar, com chave de ouro, o sábado de pré-Carnaval. No domingo (23/2), a diversão fica por conta da Matinê das Crianças, das 10h às 14h.

A segurança e hidratação também estarão garantidas

Cerca de 30 seguranças privados e 10 brigadistas estarão no local, no sábado, garantindo a tranquilidade da população. A ação é conjunta com a Guarda Civil e a Polícia Militar. No domingo, o efetivo será de 15 seguranças e 6 brigadistas, devido ao menor tempo de festa. Quanto à hidratação, a praça da Glória será equipada com dois pontos, que contarão com distribuição gratuita cerca de 4 mil copos de água por dia. Haverá ambulância na praça tanto no sábado, quanto no domingo. Nas edições anteriores, não houve nenhuma ocorrência durante o evento.

 
Toda estrutura está sendo pensada para garantir que o folião curta a festa com tranquilidade e sem intercorrências. Fotos: Adélcio Ramos/PMC
Prêmio Blocos de Carnaval
O Prêmio Blocos de Carnaval é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que busca contemplar blocos de carnaval com atuação comprovada no município de Contagem. No total, dez blocos foram contemplados, via chamamento público, e receberam o prêmio de R$10.000,00 cada, para a realização de eventos públicos e gratuitos ao longo do período de carnaval. Foram contemplados os seguintes blocos: Bloco Afro Arturos Filhos de Zumbi, Bateria da L.O.U.C.A., Bloco Batucarte, Bloco dos Metralhas, Bloco dos Butequeiros, Bloco das Perucas, Maria Baderna, Unidos da Estrela da Morte, Bloco: Pra Quê Ser Reto? e Bloco Transborda.

“O incentivo à cultura e às manifestações populares é uma marca da gestão da prefeita Marília Campos, e com o Carnaval, que é a maior festa popular que temos, não seria diferente. Serão dois dias de muita festa, em praça pública, com atividades que valorizam tanto os artistas quanto atraem o público contagense e da região”, ressaltou Ramon Santos.
Todos os blocos aprovados no chamamento público se apresentarão no dia 22 de fevereiro (sábado), na programação oficial do Pré-Carnaval de Contagem, além de uma outra data, a livre escolha da produção dos respectivos blocos.

O Pré-Carnaval
O Pré-Carnaval chega a sua terceira edição mantendo o objetivo de ser parceiro dos blocos carnavalescos do município, fomentando um espaço de diálogo constante e construindo políticas culturais inclusivas e eficientes em Contagem. Em 2023, na primeira edição, o evento reuniu milhares de pessoas na praça da Glória para festejar o final de semana que antecede o carnaval.
O pré-Carnaval de Contagem é uma realização da Prefeitura, em parceria com a MH Produções Culturais, e conta com o patrocínio da Tambasa Atacadista, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Programação pré-Carnaval de Contagem 22 e 23 de fevereiro
22 de fevereiro de 2025 – Sábado
16h – Concentração Blocos de Carnaval de Contagem
20h30 – Sambô
22h30 – Encerramento

23 de fevereiro de 2025 – Domingo
10h – Dj e recepção animada carnavalesca
10h30 –  Bailinho de carnaval com personagens ( Homem Aranha, Peter Pan, Sininho, Moana  e outros)
11h30 – Bloco Show
13h – Concurso de Fantasias
14h – Encerramento

Autor: jornalista João Cavalcanti com colaboração do jornalista Augusto Nascimento/Edição Carol Cunha / Foto: Adelcio Ramos