Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Conheça o serviço do Caps AD

Nesta quinta-feira (20/2) é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os riscos e consequências do consumo excessivo de álcool e do uso de drogas, destacando os danos físicos e emocionais que podem afetar a saúde e o bem-estar.
Atualmente, Contagem conta com um importante equipamento da rede de saúde mental, que oferta atendimento humanizado, especializado e acolhedor para os usuários: o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD III). Localizado na rua Joaquim Camargos, na região Sede, o equipamento é um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário, que tem objetivo de garantir o exercício da cidadania e a inclusão social dos usuários e de seus familiares.
Para garantir uma abordagem eficaz e integral, o serviço trabalha em rede. “Nós somos um dispositivo integrado à rede de saúde. Mantemos um diálogo com a atenção primária, rede de urgência, assistência social, e demais secretarias para garantirmos o cuidado aos nossos usuários, com base no Projeto Terapêutico Singular de cada indivíduo”, explica a diretora da unidade, Clarissa Pimenta.
Segundo o médico horizontal do serviço, Simonton Barcelos, o CAPS AD oferece cuidado aos pacientes priorizando a autonomia. “Nós levamos em conta o sofrimento em que ele se encontra. Dessa forma, fazemos um cálculo entre a necessidade de cuidado com o corpo, levando em consideração as doenças secundárias ao uso da substância sem desrespeitar a autonomia, segurança e liberdade do paciente. Dessa forma, para os casos graves, o cuidado apresenta uma dinâmica que, em alguns momentos, precisamos de uma assistência de alta complexidade clínica/psiquiátrica e, em outros momentos uma abordagem territorial, arte, socialização, reintegração”, revela.
SUS Contagem oferece acolhimento e cuidado integral aos usuários do CAPS AD III
Além do acompanhamento com a equipe especializada, os usuários contam com oficinas terapêuticas onde podem expressar suas emoções, pensamentos e sentimentos por meio de diversas atividades. Em cada canto do CAPS AD é possível observar as pinturas e quadros desenvolvidos pelos usuários que têm colorido o dia a dia de quem passa pelo local.
J. K., que faz tratamento na unidade, conta sua experiência. Em suas palavras, ele expressa gratidão pelos funcionários e pelo cuidado que tem recebido. “Aqui é um lugar de acolhimento, amor, que ajuda a gente mesmo! Sem comparação com os outros lugares. Eu amo todo mundo aqui. Um dia eu vou sair daqui, mas se fosse por mim, ficaria, porque é muito bom. Nessa semana, fiz uma entrevista de emprego e, se Deus quiser, vou começar a trabalhar. Estou há 10 meses sem usar substância, estou muito feliz”, comemora.
De acordo com Clarissa Pimenta, os pacientes participam da cogestão do cuidado por meio das assembleias de usuários. “A assembleia de usuários é um espaço potente e democrático de trocas entre os trabalhadores e usuários. Nela, nós tratamos todos os assuntos, eles participam com a gente da organização dos processos, falando o que está ou não está legal, realizam votações, exercendo a cidadania”, pontua a diretora.
Além das oficinas para os usuários, nas quartas-feiras às 14h, o CAPS AD conta com um grupo de família. O encontro é aberto a toda comunidade de Contagem e oferece suporte e orientação aos familiares de usuários da saúde mental. Quem tiver interesse em participar, basta comparecer ao local no dia e hora da oficina.
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III)
Endereço: Rua Joaquim Camargos 47, Centro – Contagem
Acolhimento: 7h às 19h, incluindo finais de semana e feriados.