Gestores se reúnem com empresários do Água Branca para esclarecer sobre as obras na região

Gestores se reúnem com empresários do Água Branca para esclarecer sobre as obras na região

Nesta quinta-feira (27/3), representantes da Prefeitura estiveram na avenida Teleférico para se reunirem com empresários do bairro Água Branca. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre as obras do Viaduto Integração – Viaduto Teleférico, que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), e sobre as melhorias na rua Rio Paraíba.

O viaduto vai conectar as regiões da Ressaca e do Eldorado, facilitando o acesso à BR-040 e melhorando o trânsito na região. Já as obras na rua Rio Paraíba incluem drenagem, pavimentação e melhorias estruturais. Durante a reunião, a prefeita Marília Campos reforçou o impacto positivo das intervenções na mobilidade e na economia local. “Obras como essa não apenas melhoram a mobilidade, mas também valorizam os negócios locais, impulsionando o desenvolvimento da cidade. É assim que trabalhamos: conectando regiões, fortalecendo a economia e garantindo um futuro melhor para todas e todos!”, afirmou a prefeita.

Os comerciantes falaram sobre as preocupações a respeito do trânsito nas ruas próximas ao viaduto. Eles solicitaram ajustes como mudanças na circulação de veículos, instalação de semáforos e quebra-molas para garantir mais segurança na região.

 
As obras no bairro Água Branca vão melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores
Fotos: Luci Sallum / PMC
O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Rodrigo Thomaz, informou que um estudo detalhado da microcirculação e macrocirculação já está em andamento e deve ser concluído nos próximos 30 dias. “Nossa equipe já está conduzindo um estudo detalhado sobre o impacto viário no Água Branca. Queremos garantir que as empresas e moradores mantenham seu fluxo normal de deslocamento, preservando a capacidade de escoamento de produtos e a interação dentro dos bairros”, explicou.

O morador e empresário da região há mais de 30 anos, Daniel Caetano Neto, destacou a importância do encontro para os comerciantes e elogiou a iniciativa da administração municipal em manter um diálogo próximo com o setor. Segundo ele, ao longo dos anos, a região passou por diversas intervenções, mas nunca houve um espaço para que eles pudessem conhecer melhor os projetos e esclarecer dúvidas. “Comentei mais cedo que, quando cheguei aqui, tudo era terra. Sou um dos pioneiros dessa região. Ver a rua no estado em que está hoje é uma bênção. Fico ainda mais satisfeito em saber que a Prefeitura se preocupa em ouvir nossas demandas, já que somos os mais impactados por essas obras. Esse diálogo é fundamental para que a cidade se desenvolva de forma equilibrada”, afirmou.

A reunião foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e fortalecer a parceria entre a administração municipal e o setor empresarial. O morador Heraldo da Silva Moraes, que trabalha com marcenaria na região do Água Branca, também ressaltou as melhorias trazidas pela obra e elogiou a iniciativa da Prefeitura de ouvir a população. “Essa rua não tinha rede fluvial, agora tem. Fizeram a pavimentação nova, meio-fio e passeios nas laterais. Foi um benefício grande para todos. Muitos prefeitos passaram e não fizeram. E agora estamos sendo ouvidos, falando sobre as dificuldades de cada um e buscando melhorias para a região”.

Para finalizar, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, informou que além das melhorias estruturais, as intervenções também buscam minimizar transtornos a população local e aos comerciantes durante as obras, mantendo diálogo constante com todos, para que as soluções atendam às necessidades da região sem prejudicar a rotina da população. “Estamos sempre dialogando com a comunidade, buscando soluções que atendam às necessidades da região sem comprometer a rotina de quem vive e trabalha aqui”, finalizou Rômulo.

Autor: jornalista Milla Silva / Edição: Vanessa Trotta / Foto: Luci Sallum