Filme sobre a luta do Quilombo dos Arturos estreia em Contagem nesta terça (15/4)

A história de resistência do Quilombo dos Arturos é retratada no filme “13 de Maio: A Abolição da Escravatura”, que estreará nesta terça-feira (15/4), às 19h, na sede da Comunidade dos Arturos, que fica na rua da Capelinha, 50, no bairro Jardim Vera Cruz II. A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Contagem, e convida o público a conhecer um pouco mais da trajetória de uma das comunidades quilombolas mais simbólicas de Minas Gerais.
“Ao exibirmos o nosso filme, os Arturos convidam o público a refletir sobre o significado de liberdade e também sobre a importância da preservação cultural e a necessidade de continuar a luta por igualdade e justiça social, o longa-metragem é uma celebração do legado dos nossos ancestrais,” declara a coordenadora-geral do projeto, Gracielly Naiara Silva.
A entrada é gratuita e a exibição integra uma série de atividades em celebração aos 10 anos do reconhecimento da Comunidade dos Arturos como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais e do município de Contagem.
Comunidade dos Arturos
Com mais de 130 anos de história, a Comunidade dos Arturos é formada pela sexta geração de descendentes dos povos africanos que chegaram à região de Contagem. Seus fundadores, Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva, deixaram um legado de fé, cultura e luta ao longo dos anos.
Reconhecida em 2014 como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais e de Contagem, a comunidade foi pioneira ao receber o título na categoria de lugares, sendo um dos primeiros registros de uma comunidade quilombola como patrimônio cultural no Brasil. Esse reconhecimento veio por meio de um Dossiê de Registro que valoriza os saberes, ritos e tradições preservados pelos Arturos.
Serviço:
Estreia do filme “13 de Maio: A Abolição da Escravatura”
Data: 15/4 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Rua da Capelinha, 50 – Contagem/MG
Entrada gratuita