Artista mineira expõe escultura em formato de pulmão humano no Centro Cultural UFMG

Artista mineira expõe escultura em formato de pulmão humano no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG recebe, até 30 de março, a exposição Sopro, da artista mineira Camilla Campos. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Sopro – por Camilla Campos

Em um sopro de ar chegamos a este mundo e, ao final dele, partiremos. O que dá vida a nossos corpos, além da matéria em carne? Na medicina chinesa, cada órgão está relacionado a uma determinada emoção e como cada uma reverbera em nosso corpo físico. Os pulmões são impactados por emoções como tristeza e melancolia e, além dos cuidados da medicina tradicional, necessitamos olhar para como temos experimentado e sentido o mundo.

Sopro é uma obra que, para se manter viva e em desenvolvimento, precisa de manutenção e cuidados diários, pois ao negligenciarmos esses cuidados, ela perde a vitalidade, até sua completa destruição. Assim também são os processos com nossas emoções e pensamentos, para permanecerem íntegros necessitam de cuidados ativos.

A artista

Camilla Campos, natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Desde 2005 atua como tatuadora, o que permitiu ter a pele e os corpos como plataforma de trabalho e estudo. Plataforma essa que é viva e pulsante, o que expandiu o campo de estudos, investigando o que compõem os corpos além da matéria. Atualmente, sua pesquisa pessoal e artística permeia por campos como existência humana (filosófica e material), espiritualidade, natureza e expansão da consciência.

Escultura no Centro

O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Serviço:

Sopro – Camilla Campos

Período expositivo: até 30/03/2025

Terças a sextas: 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h

Hall de Entrada do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte | MG)

Classificação: livre

Entrada gratuita