BALLET JOVEM MINAS GERAIS RETORNA AOS PALCOS COM O ESPETÁCULO “O PATINHO FEIO”

BALLET JOVEM MINAS GERAIS RETORNA AOS PALCOS COM O ESPETÁCULO “O PATINHO FEIO”

Primeira apresentação da coreografia nesta temporada será em Sabará, no sábado, dia 5/10, às 19h; montagem vai passar ainda por BH e Ibirité

O atual elenco do projeto de profissionalização em dança Ballet Jovem Minas Gerais (BJMG) vai levar o espetáculo infanto-juvenil “O Patinho Feio” para o Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (rua Luís Cassiano, 60, Centro), em Sabará, na região metropolitana de BH. Com direção de Fernanda Vianna, a coreografia poderá ser conferida no sábado (5/10), às 19h. A classificação é livre, e a entrada é gratuita. A retirada de ingressos deve ser feita na bilheteria do local 30 minutos antes do início da apresentação.

Livremente adaptado pelo Ballet Jovem Minas Gerais, que completou 17 anos de história neste 2024, “O Patinho Feio” é inspirado no conto de Hans Christian Andersen, que narra a história de um cisne que nasceu em uma família de patos. Sem ser reconhecido no núcleo familiar, ele parte em busca do próprio caminho e, no trajeto, enfrenta inúmeras rejeições e fracassos, até que a verdadeira natureza se manifesta. Em suma, o espetáculo, por meio do conto de fadas, ilustra conflitos, soluções e caminhos para uma humanidade elevada.

“É com enorme prazer que contamos essa história por meio do talento, do corpo e da dança do Ballet Jovem Minas Gerais. Essa história poderia acontecer em qualquer momento ou lugar do mundo, pois há sempre um patinho diferente, com qualidades intrínsecas ou atributos exteriores que não são reconhecíveis, mas também sempre há de haver um lugar onde essas diferenças podem ser vistas e apreciadas com orgulho e beleza no que tem de especial”, conta Fernanda Vianna, responsável pela direção cênica do espetáculo, que estreou nos palcos mineiros no ano de 2022 e que, agora, retorna para uma temporada entre outubro e novembro.

O espetáculo “O Patinho Feio”, nas três apresentações desta temporada, contará com audiodescrição, contribuindo com a acessibilidade e com a inclusão de pessoas cegas no universo cultural e da dança.

Espetáculo “O Patinho Feio”

Quando? 5/10, às 19h

Onde? Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (rua Luís Cassiano, 60, Centro), em Sabará

Quanto? Gratuito – Ingressos na bilheteria do local

Informações: @balletjovemminasgerais

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

  • 3/11, às 20h  – Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, s/n, Alípio de Melo) – Retirada de ingressos na bilheteria do local 30 minutos antes da apresentação.
  • 7/11, horário ainda não definido – Teatro Municipal de Ibirité (rua Silveira, 47, Centro) – Retirada de ingressos na bilheteria do local 30 minutos antes da apresentação.
 

A passagem do espetáculo “O Patinho Feio” por Sabará conta com recursos do Edital da Lei Paulo Gustavo 09/2023 – Programa de Mobilidade de Artistas, Grupos e Técnicos. Depois da cidade histórica, o elenco do BJMG levará a apresentação para o Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, s/n, Alípio de Melo), no dia 3 de novembro, e para o Teatro Municipal de Ibirité (rua Silveira, 47, Centro), no dia 7 de novembro.

Esse espetáculo é um dos muitos trabalhos do Ballet Jovem Minas Gerais, que aglutina dançarinos e dançarinas da capital mineira, da região metropolitana e também de outros estados. O projeto social BJMG, que existe e resiste desde o ano de 2007, conta com direção geral e artística de Andréia Maia.

“O Ballet Jovem vem resistindo bravamente, e eu, que há 17 anos estou no projeto, tenho certeza de que esse é o meu projeto de vida, que esse é o projeto de vida de todo o corpo integrante do BJMG. Por isso, levar ‘O Patinho Feio’ para cidades da região metropolitana de Belo Horizonte é importantíssimo, pois ficamos diante de jovens que sonham em fazer dança, mas acreditam que é uma atividade impossível, e a gente mostra que é possível. A gente mostra que a capoeira, por exemplo, é uma dança. E é interessante destacar que a dança, que as artes de uma maneira geral, é um antídoto para tantas doenças, como as que afetam a saúde mental, como a apatia, como a falta de personalidade e por aí vai”, explica Andréia Maia.