Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal transformam vidas de estudantes de Contagem

Ver e Viver, iniciativa que visa melhorar a saúde visual de crianças e jovens da rede pública, fez triagem de 1 mil alunos do município e doou 251 óculos em 2024
Em 2024, 251 estudantes da rede pública de ensino de Contagem receberam novos óculos por meio do projeto Ver e Viver. A iniciativa é promovida pela Belgo Arames, por meio do trabalho da Fundação ArcelorMittal, responsável por direcionar os investimentos sociais da empresa. Esse foi o resultado após 1 mil triagens e 251 consultas realizadas com crianças e jovens de escolas municipais, com o objetivo de aprimorar sua saúde visual e, com isso, contribuir para a melhora do desempenho escolar.
Em Contagem, participaram do Ver e Viver as escolas municipais Professora Júlia Kubstichek, Professora Maria de Mattos, José Silvino Diniz e Professor Ricardo B. G. Barreto.
O investimento de mais de R$ 590 mil da Belgo na iniciativa fomentou 4.408 triagens pelo Brasil no ano passado, além de 1.133 consultas e 800 doações de óculos, nos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.
Para Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, o Ver e Viver é uma iniciativa que vai muito além da doação de óculos. “O projeto transforma vidas, porque, ao garantir que essas crianças enxerguem com clareza, estamos fortalecendo o aprendizado, incentivando o desenvolvimento e mostrando que o cuidado com a saúde visual é um investimento no futuro de cada uma delas.”
O projeto Ver e Viver é uma iniciativa promovida desde o ano 2000 pela Belgo, por meio da Fundação ArcelorMittal, nas cidades em que há atuação da empresa. Os estudantes passam por consultas de triagem com testes de acuidade visual, realizadas por profissionais de saúde capacitados e educadores. Após a triagem, possíveis casos identificados são encaminhados para consultas médicas e, caso exista a necessidade, esses alunos recebem a doação dos óculos.