Belo Horizonte configura-se polo de debates da saúde em 2024

Belo Horizonte configura-se polo de debates da saúde em 2024

Realizados no BeFly Minascentro, congressos de projeção internacional têm escolhido, de forma cada vez mais frequente, a capital mineira para seus trabalhos

Em 2024, o BeFly Minascentro, tradicional centro de experiências de Belo Horizonte, consolidou seu papel como referência para eventos ao sediar 19 congressos ao longo do ano. No início do segundo semestre, por exemplo, destacaram-se quatro grandes encontros de saúde que reuniram especialistas de diversas áreas: o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, o Congresso Nacional de Queimaduras, o Congresso Internacional de Odontologia e o Congresso Brasileiro de Psicologia. Esses eventos trouxeram inovações, troca de conhecimentos e debates sobre os rumos das especialidades, contribuindo para a capacitação de profissionais e para o desenvolvimento da saúde a nível internacional.
E se nesse ano a programação do espaço continuou a crescer e diversificar, é provável que em 2025 o número de congressos seja ainda maior: “Para o próximo ano já temos 5 grandes congressos confirmados, e para nós é uma alegria poder receber, com toda a infraestrutura necessária, eventos tão importantes”, comemora a head de marketing do BeFly Minascentro, Ana Cristina Campos. “Além de contribuir para o desenvolvimento de cada áreas de interesse em vieses múltiplos, essas agendas firmam a capital mineira no mapa do turismo de negócios como um de seus principais polos”, destacou.
A diversidade de congressos, que vão desde áreas altamente técnicas, como a neurocirurgia, até temas de grande impacto social, como a psicologia, reflete a importância de promover discussões que abrangem diferentes aspectos da saúde humana.
Neurocirurgia: Inovações que salvam vidas
O Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, realizado de 3 a 8 de setembro, foi um dos pontos altos do ano no centro de experiências. Reunindo especialistas de renome nacional e internacional, o evento destacou os avanços tecnológicos que têm transformado os procedimentos neurocirúrgicos.
“O 35º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia reuniu 2 mil pessoas entre congressistas, palestrantes e expositores. Esse público foi amplamente abraçado pelo trabalho da equipe prestativa do BeFly Minascentro, que se propôs a ofertar o melhor resultado possível para os nossos clientes. O espaço recebe vários congressos médicos, de diversas especialidades, e esperamos continuar com uma parceria sólida e duradoura para outras edições”, enfatiza Marina Figueiredo, head de produtos da CCM Group, idealizadora do evento.
Ao longo de seis dias, temas como neurocirurgia robótica, cirurgias minimamente invasivas e novas terapias para o tratamento de tumores cerebrais foram amplamente discutidos pelos congressistas. A busca por tratamentos mais seguros e eficazes foi o foco das palestras, com a participação ativa de médicos, residentes e pesquisadores, criando um espaço rico para trocas de experiências e aprendizado coletivo.
Queimaduras: Desafios no tratamento e na prevenção
Outro destaque foi o XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro e reuniu cerca de 600 pessoas entre palestrantes, expositores e inscritos. A pauta central do evento foi um tema de grande relevância para o Brasil, onde acidentes domésticos e queimaduras por explosões em ambientes de trabalho ainda são frequentes. Durante a agenda, foram discutidas as novas tecnologias para tratamento de lesões graves, o uso de enxertos biológicos e os avanços nas terapias para cicatrização.
“A escolha do tema para o evento de Minas Gerais foi muito pertinente, porque o estado saiu na frente na construção de um projeto de estruturação da linha de cuidados, iniciado há três anos pelo Grupo Técnico da Secretaria de Saúde do estado, com o apoio técnico do Hospital João XXIII e da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Por sua vez o BeFly Minascentro, com suas áreas amplas, boa localização e uma fachada que representa bem a cultura de Minas Gerais, foi o lugar ideal para sediar os nossos trabalhos”, conta Kelly Danielle de Araujo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Todos os temas abordados no Congresso giraram em torno do atendimento a vítimas de queimaduras, desde a emergência até a parte ambulatorial, englobando assuntos que permeiam toda a equipe multiprofissional. Entre eles estavam o uso de substitutivos de pele, atendimento a múltiplas vítimas e assuntos voltados para fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Odontologia: Inovações e bem-estar
O Congresso Internacional de Odontologia de Belo Horizonte, outro relevante evento no calendário de 2024, reuniu cirurgiões-dentistas, especialistas e pesquisadores para discutir as tendências da odontologia moderna. Entre os temas debatidos estavam a odontologia digital, o uso de impressoras 3D para a confecção de próteses personalizadas e o avanço da estética dental. Além disso, o congresso focou na importância do cuidado integral com a saúde bucal, que impacta diretamente no bem-estar geral dos pacientes. A interação entre saúde bucal e doenças sistêmicas, como diabetes e problemas cardíacos, também foi um tema de grande relevância.
“Esta foi a nossa 15ª edição e tínhamos o desafio de formatar um evento com palestras, workshops e feira comercial de forma mais funcional possível, num espaço que comportasse nossa demanda. Tivemos uma circulação de 1500 pessoas por dia, e o BeFly Minascentro nos atendeu em tudo que precisávamos. Além de contar com uma equipe muito preparada, o espaço é muito bem localizado, próximo a diversos pontos turísticos de BH – o que é bem relevante por se tratar de uma agenda que recebe vários grupos de outros lugares do Brasil – e conta com estrutura física, arquitetura elegante e todo o conforto que precisávamos”, detalhou Danielle Lopes Perdomo, gerente de Comunicação e Eventos da Associação Brasileira de Odontologia de Minas Gerais.
Psicologia: A saúde mental em pauta
Com a crescente demanda por profissionais da saúde mental no Brasil, o Congresso Brasileiro de Psicologia em 2024 foi marcado por discussões sobre saúde mental, inclusão e as novas abordagens terapêuticas.
“Foi a terceira edição do evento, mas a primeira presencial. Como as duas primeiras agendas foram remotas, a nossa expectativa era de receber 800 pessoas, mas tivemos um número final de 1600 congressistas, divididos entre profissionais, docentes, universitários e influencers da pauta”, conta Karla Delfim, profissional de Relações Públicas da Usina 360°, produtora que formatou o evento. “O espaço escolhido foi determinante para o sucesso do evento, por contar com uma estrutura muito bem distribuída para o que queríamos, como por exemplo ter mais de um auditório para atividades simultâneas. Além disso, tratava-se de um local centralizado, com fácil acesso para vários hotéis e em frente ao Mercado Central, que é o mais visitado ponto turístico da nossa cidade”, detalhou.
O sucesso dos congressos em 2024 no BeFly Minascentro fortaleceu ainda mais a imagem de Belo Horizonte como uma cidade referência no cenário de eventos de saúde. Além de impulsionar a economia local, esses encontros promovem o desenvolvimento da ciência e da prática profissional no país. A expectativa é que, com os eventos já confirmados para 2025, esse polo continue a crescer, atraindo cada vez mais profissionais e pesquisadores em busca de atualização e inovação na área da saúde.
“Somente no nosso congresso, contamos com 52 palestrantes e expositores, 40 fornecedores e um staff de mais de 300 colaboradores. Mais de 24 estados estiveram presentes aqui e puderam ter uma experiência completa do que Minas Gerais tem a oferecer, em grande parte graças ao BeFly Minascentro”, conclui a produtora.